MANAUS | AM O União Brasil (UB) terá três nomes na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Duas reuniões, agendadas para essa segunda-feira (30) e esta terça-feira (31), às vésperas da eleição da nova comissão e da solenidade de posse dos deputados estaduais, definiu os cargos de 1º e 2º vice-presidente […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
MANAUS | AM
O União Brasil (UB) terá três nomes na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Duas reuniões, agendadas para essa segunda-feira (30) e esta terça-feira (31), às vésperas da eleição da nova comissão e da solenidade de posse dos deputados estaduais, definiu os cargos de 1º e 2º vice-presidente da chapa do deputado Roberto Cidade (UB), candidato a reeleição ao cargo de presidente, que será composta também por outros dois parlamentares do partido.
Ao contrário do que se especulou, nos bastidores da política, em que o nome do deputado Abdala Fraxe (Avante) figurava como o 1ª vice-presidente da Mesa Diretora, o que ficou decidido nesta terça-feira, na verdade, segundo apuração do site O PODER, é que o posto será ocupado pelo deputado Carlinhos Bessa (UB). A informação foi confirmada, em nota, pela assessoria do político.
“O parlamentar vem articulando junto aos demais deputados a composição da Mesa, tendo como presidente o deputado estadual Roberto Cidade, candidato à reeleição do cargo. As tratativas envolvem a melhor composição para dar fluidez nos trabalhos do parlamento, na articulação com o Governo, e no desenvolvimento das atividades da Assembleia e dos seus servidores”, esclareceu, em nota.
O terceiro nome do União Brasil a compor a chapa ainda não foi divulgado à imprensa, mas a deputada Joana Darc (UB), que já manifestou a intenção de participar da Mesa Diretora nesta próxima legislatura, está cotada para uma assumir das dez vagas. A deputada defende ter mais mulheres na composição da mesa.
Já o cargo de 2º vice-presidente foi destinado à deputada Alessandra Campelo (PSC), presidente da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Casa e ex-líder do governo na Aleam.
A reportagem do site O PODER entrou em contato com os parlamentares, por meio das assessorias, solicitando que os deputados comentassem sobre o assunto, e aguarda retorno.
As eleições da nova Mesa Diretora da Aleam acontecem nesta quarta-feira (1º), na solenidade de posse dos deputados estaduais. O deputado Roberto Cidade (União Brasil) tem o apoio dos 24 parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e deve ser aclamado, pela segunda vez, presidente da Casa no biênio 2023-2024.
A Mesa Diretora do Legislativo Estadual é composta por 10 cargos: presidente; 1º vice-presidente; 2º vice-presidente; 3º vice-presidente; 1º secretário; 2º secretário; 3º secretário; secretário-geral; corregedor; ouvidor.
(*) Colaborou a jornalista Jennifer Silva
Veja também: Roberto Cidade consagra apoio unânime de deputados e deve ser aclamado presidente da Aleam
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário