MANAUS | AM
O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) tem o apoio dos 24 parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e deve ser aclamado, pela segunda vez, presidente da Casa no biênio 2023-2024. Para a reeleição, ele também garantiu a benção da principal liderança política do Estado, o governador Wilson Lima (União Brasil).
Conforme o regimento interno da Aleam, a eleição da nova Mesa Diretora acontece no próximo dia 1º de fevereiro, no mesmo ato de posse dos deputados estaduais. No dia seguinte, haverá a abertura dos trabalhos legislativos, com a leitura da mensagem governamental feita pelo mandatário estadual, além de apresentação do balanço do primeiro mandato e metas do segundo mandato do executivo.
Nesta segunda-feira (23), circulou em grupos de Whatsapp uma série de vídeos dos parlamentares da base do Avante – Daniel Almeida, Mayra Dias, Wanderley Monteiro e Abdala Fraxe – com a declaração pública de apoio a Cidade, confirmando a unanimidade entre os pares.
Demais membros
A grande dúvida neste momento que antecede a eleição da Mesa Diretora da Aleam é a composição dos demais membros. Nos bastidores, nomes como de Alessandra Campêlo (PSC), Abdala Fraxe (Avante), Cabo Maciel (PL), Delegado Péricles(PL) e Joana Darc (União Brasil) circulam como possíveis integrantes da nova direção.
A Mesa Diretora do Legislativo Estadual é composta por 10 cargos: presidente; 1º vice-presidente; 2º vice-presidente; 3º vice-presidente; 1º secretário; 2º secretário; 3º secretário; secretário-geral; corregedor; ouvidor.