Manaus | AM
O Ministério da Saúde, por meio do ministro Eduardo Pazuello, comunicou, nesta quarta-feira (30), que enviará para Manaus a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Mayra Pinheiro, e os diretores da referida secretaria, Vinícius Azevedo e Alexandre Barbosa, na próxima segunda-feira (4), a fim de alinhar ações de fortalecimento da pasta, para o enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.
De acordo com o documento ao qual o site O PODER teve acesso, “a programação contempla reuniões com autoridades locais – secretários de Saúde do Estado e do Município, presidentes do Conselho Regional de Medicina, do Conselho Regional de Enfermagem, do Sindicato dos Médicos do Amazonas e da Superintendência do Ministério da Saúde no Estado – e visitas às unidades de saúde locais”.
O ofício, assinado por Vinícius Nunes Azevedo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – substituto, foi encaminhado ao secretário de Saúde, Marcellus Campêllo.
Manaus | AM | Agência Brasil
Termina, nesta quarta-feira (30), o prazo para que candidatos, partidos políticos e coligações que disputaram o segundo turno das eleições municipais retirem das ruas todas as propagandas eleitorais. A medida é prevista em uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina que toda propaganda eleitoral deva ser removida passados 30 dias das eleições.
O prazo só não vale para Macapá, cujas eleições em primeiro e segundo turnos ocorreram nos dias 6 e 20 de dezembro. No caso da capital amapaense, os prazos para a retirada da propaganda eleitoral terminam nos dias 5 de janeiro (30 dias após o primeiro turno) e 19 de janeiro de 2021 (30 dias após o segundo turno).
Aqueles que desrespeitarem essa determinação poderão ser enquadrados no artigo 347 do Código Eleitoral, que prevê penas de detenção de três meses a 1 ano e pagamento de multas.
Manaus | AM
O prefeito eleito de Manaus, David Almeida, anunciou, na noite desta terça-feira (29), o nome do ex-deputado federal Pauderney Avelino, presidente do Democratas, como titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Pela manhã, o prefeito eleito anunciou os nomes do advogado Marco Aurélio Choy, como procurador Geral do Município (PGM); da professora Dulce Almeida, como presidente do Fundo Manaus Solidária; da assistente social Jane Mara Silva de Moraes, como secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); e do tenente William Dias, como chefe da Casa Militar.
Manaus | AM
Durante coletiva de imprensa on-line, nesta terça-feira (29), na sede do partido Avante, o prefeito eleito, David Almeida, anunciou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Choy, como o novo procurador-geral do Município.
De acordo com David Almeida, ele quis prestigiar procuradores que já fazem parte do quadro de servidores do município. A partir de agora, Choy se licencia da OAB-AM e sua vice, Grace Benayon, assume o comando da instituição, sendo a primeira mulher à frente da Ordem, no Amazonas.
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por intermédio do promotor de Justiça plantonista Vivaldo Castro de Souza, ajuizou, neste fim de semana, Ação Civil Pública (ACP) com objetivo de fazer a Justiça proibir a realização dos eventos Marcha para Jesus e o Réveillon, anunciados pela Prefeitura de Rio Preto da Eva.
O MP-AM considera que a proximidade da cidade com a capital pode contribuir para a proliferação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na população que se deslocaria até o município. Nesta segunda-feira (28), o juiz Carlos Jardim deu o prazo de 24 horas para que a prefeitura local se manifestasse sobre o caso. O MP espera a decisão liminar.
Manaus | AM
A posse do prefeito eleito David Almeida que, anteriormente seria no Teatro Amazonas, no dia 1º de janeiro de 2021, agora será na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Além disso, o evento será transmitido virtualmente e a entrada de convidados não será permitida. As mudanças são em virtude do aumento de novos casos do novo coronavírus (Covid-19), em Manaus.
Manaus | AM | Agência Brasil
O vice-presidente da Republica, Hamilton Mourão, testou positivo para a Covid-19. A informação foi divulgada, por meio de nota, pela assessoria da vice-presidência da República, na noite deste domingo (27).
De acordo com a nota, o teste positivo para a Covid-19 foi confirmado na tarde deste domingo. O documento diz, ainda, que Mourão permanecerá em isolamento na residência oficial do Jaburu, em Brasília.
Em maio, ele chegou a ficar em isolamento, depois que um servidor testou positivo, mas o vice-presidente não foi infectado, testando negativo.
Nota
“Na tarde deste domingo, 27 de dezembro, foi confirmado o teste positivo para Covid-19 do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que permanecerá em isolamento na residência oficial do Jaburu.”
Manaus | AM
Neste sábado (26), em vídeo publicado em suas redes sociais, o deputado federal Delegado Pablo disse que irá, na próxima semana, a Brasília, agilizar a entrega de mais respiradores que irão equipar os hospitais de Manaus e do interior do Amazonas.
Além disso, ele reforçou que irá discutir, junto ao Ministério da Saúde, ações que permitam o combate ao novo coronavírus e o retorno às atividades no mais curto espaço de tempo.
Manaus | AM
Após ser exposto pelo governador Wilson Lima, na quarta-feira (23), o prefeito Arthur Neto pediu para que o Decreto Governamental n. 43.234/2020, que trata de novas diretrizes para combater a Covid-19, fosse revogado. Durante coletiva, na quarta, Lima fez duras críticas a adminsitração pública municipal que, de acordo com ele, “não fez uma ação sequer efetiva” para combater o novo coronavírus.
“A única coisa que fez foi fechar a Ponta Negra e ‘baixar’ um decreto para uso de máscara que, até hoje, não houve nenhum tipo de fiscalização para saber se efetivamente estava sendo cumprido”, disse o governador na oportunidade.
No dia 18 de novembro, mesmo com a ‘relaxamento’, Arthur Neto voltou a fechar o Complexo Turístico Ponta Negra, na zona oeste, onde diversos comerciantes trabalham diariamente. Além disso, cancelou qualquer manifestação, no local, durante o período de final de ano.
Manaus | AM
O vereador eleito Rodrigo Guedes anunciou, em suas redes sociais, nesta quarta-feira (23), que irá ingressar com um Projeto de Lei (PL) para barrar o aumento de salários dos vereadores aprovado, nesta semana, em votação relâmpago.
De acordo com Guedes, no dia 4 de janeiro de 2021, às 8h, ele ingressará com o PL. “Não é o momento para votar aumento para vereadores. Temos que ser solidários ao povo”.