Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa O vereador Peixoto, líder do Partido Trabalhista Cristão (PTC) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), apresentou nesta semana durante sessão parlamentar, duas indicações ao executivo propondo a criação do Programa municipal de atenção aos igarapés da cidade de Manaus (Prosamim Manauara) e do Programa de […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
O vereador Peixoto, líder do Partido Trabalhista Cristão (PTC) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), apresentou nesta semana durante sessão parlamentar, duas indicações ao executivo propondo a criação do Programa municipal de atenção aos igarapés da cidade de Manaus (Prosamim Manauara) e do Programa de Manutenção e Revitalização dos Becos (Pró-Becos).
Segundo Peixoto, a criação do Prosamim Manauara será a semelhança do programa existente em nível estadual, porém com a área de atuação ampliada para todos os principais igarapés de Manaus, levando as melhorias que já beneficiaram, por exemplo, os moradores dos bairros da Praça 14, Cachoeirinha, Glória, Educandos e São Raimundo.
“A ideia é promover a melhoria da qualidade de vida dos habitantes que moram nas margens dos igarapés de Manaus e para tanto, através de política pública municipal coordenada, visa ajudar na solução dos problemas estruturais, ambientais, urbanísticos e sociais que afetam quem reside nessas áreas e no seu entorno” explicou o vereador Peixoto.
No projeto apresentado na CMM vêm definido alguns objetivos específicos, dentre eles, as melhorias das condições ambientais, de moradia e habitação e ainda, de melhorias das condições de saúde da população na área de intervenção do Programa, por meio da recuperação e ou implantação de sistemas de drenagem, abastecimento de água, redes de esgotamento sanitário, coleta e disposição final de lixo e recuperação ambiental das bacias dos igarapés e o planejamento urbano, regularização de propriedades, construção de moradias adequadas, implantação de áreas de lazer e capacitação das comunidades atendidas.
Pró Becos
Sobre a proposta de indicação da criação do Pró-Becos, Peixoto esclarece que o projeto será possível através de uma rubrica orçamentária própria para a execução de ações de infraestrutura nos becos de Manaus, posto que atualmente, há um único orçamento municipal de infraestrutura que permite ao gestor, discricionariamente, a escolha das ações a serem realizadas.
Na justificativa da indicação, o parlamentar enfatiza que a criação de uma rubrica específica será destacada uma porcentagem orçamentária, a qual não poderá ser dada outra finalidade, ao não ser realização de obras de infraestrutura dos becos de Manaus.
“Os becos são importantes vias de passagem de pedestres, facilitam a vida dos moradores, por isso, a atenção especial aos becos de nossa cidade, parte do entendimento de que, uma vez recuperados e revitalizados, tornam as comunidades mais seguras, limpas e prósperas”, disse Peixoto .
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário