Vereador Peixoto propõe criação de programa de revitalização e manutenção de ramais

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

A proposta de criação do Programa Municipal de Revitalização e Manutenção dos Ramais e Vicinais do Município de Manaus, o Pró-Ramais, foi apresentada, em forma de Indicação, pelo vereador Peixoto, líder do Partido Trabalhista Cristão (PTC), durante sessão parlamentar realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

De acordo com Peixoto, a demanda por serviços de infraestrutura nessas vias é recorrente e há anos os moradores pedem atenção do poder público para com essa questão. O parlamentar destacou que o programa é inédito no âmbito municipal e visa recuperar e revitalizar os principais ramais da área rural da cidade de Manaus.

“Atendendo aos pedidos dos agricultores rurais, essa indicação tem por objetivo viabilizar a execução do Pro-Ramais, através de obras de terraplanagem, recuperação, pavimentação e drenagens das vias de acesso aos ramais e vicinais e, dessa forma, garantir a melhoria das condições de trafegabilidade e escoamento de produtos nos diversos ramais da cidade”, disse Peixoto.

Segundo o parlamentar, serão o programa atenderia os ramais das estradas BR 174 e AM 010, bem como, os existentes nas áreas do Puraquequara, Brasileirinho, Ramal do Ipiranga, entre outros. “O problema nos ramais afeta inúmeras famílias que precisam fazer esse percurso diariamente, além de prejudicar os produtores rurais que ficam com a entrega das mercadorias comprometida, bem como permitir acesso digno às escolas rurais da região, devido às péssimas condições das vias durante o período de chuvas”, disse Peixoto.

Somente na área do Programa de Assentamento do Tarumã-mirim, existem mais de 300 km de ramal sem pavimentação. No local devem ser beneficiadas com as obras do programa 7 escolas municipais, postos de saúde, além de dezenas de comunidades, onde vivem milhares de famílias e produtores e trabalhadores rurais.

“Esse programa visa levar uma real e efetiva dignidade às pessoas da área rural, pois melhorará a trafegabilidade, possibilitando o escoamento da produção agrícola, acesso às escolas e unidades de saúde locais”, esclareceu Peixoto.

Para tanto, a prefeitura vai precisar elaborar um denso projeto, e outras fontes de recursos como convênios e recursos federais que incentivam e patrocinam programas dessa natureza. “A execução desse programa ficará a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e ficará sob a gestão do futuro Distrito de Obras Rural, outra indicação nossa a ser criado dentro da estrutura da Seminf.

“É um programa inovador e ousado. Essa indicação cumpre uma promessa de campanha, onde me comprometi em apresentar este programa durante meu mandato, reforçando meu compromisso com as áreas rurais e ribeirinhas de Manaus”, frisou Peixoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Senadores Omar, Plínio e Braga votaram a favor da criação da CPI da Covid-19

AO VIVO | Saiba quais ministros do STF votaram contra a liberação de cultos e missas na pandemia

Roberto Cidade autorizou o gasto de mais de R$ 12 milhões com contratos na Aleam