AO VIVO
Executivo - 22 de outubro de 2020
Foto:

Investigado pela PF e envolvido em escândalos, Carlos Almeida ‘desaparece’ da vice-governadoria

No início do mês de outubro, Carlos Almeida foi alvo de uma operação da Polícia Federal que apura possíveis irregularidades na compra de insumos de combate a Covid-19

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Desde que publicou carta pedindo exoneração da Casa Civil, no mês de maio deste ano, em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o paradeiro do vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida, que até então detinha ‘poderes’ de um segundo chefe do Poder Executivo Estadual, é desconhecido por parte do governo do Amazonas, conforme informações repassadas à equipe do site O PODER, nesta quinta-feira (22).

Ele, que estava ‘longe dos holofotes’ desde então por não aceitar as limitações referentes ao seu cargo, voltou a ser assunto, no início do mês de outubro, ao se tornar um dos principais alvos da operação ‘Sangria’, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que apura possíveis irregularidades na compra de insumos de combate a Covid-19. A casa do vice-governador foi minuciosamente revistada e seu celular apreendido.

Carlos Almeida, que é defensor público, está desde o mês de maio sem despachar e sem cumprir suas funções como vice-governador, de acordo com registros governamentais encaminhados à equipe de redação d’O PODER. Na carta, ele chegou a ressaltar que iria se retirar da Casa Civil “para o ofício inerente à vice governadoria”, o que não ocorreu até o momento.

Mesmo ‘afastado’ por opção, Almeida tentou, ao longo dos últimos meses, manter ‘braços’ dentro do governo. Prova disso, foi a luta que travou – e perdeu – contra o governador Wilson Lima, ao tentar exigir cargos para a vice-governadoria. De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingo Chalub, cabe ao chefe do Poder Executivo Estadual a organização e funcionamento da administração pública.

Não satisfeito, Carlos Almeida chegou a recorrer da decisão estadual, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde sofreu outra derrota. Diante dos fatos, o ministro Humberto Martins disse que “não estão demonstrados os requisitos necessários para a concessão da medida liminar pugnada na presente reclamação” e que “não há indicativo seguro de que não seja possível aguardar a manifestação do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas para que seja tomada a decisão à luz do contraditório e da ampla defesa”.

Nesta semana, mais precisamente na noite desta terça-feira (20), outro integrante da família Almeida passou a fazer parte dos ‘holofotes’ de maneira negativa. Tarciana Almeida, mulher do vice-governador, protagonizou bate-boca, com direito a inúmeros palavrões, com a advogada e candidata a vereadora, Marlúcia Guimarães Almeida.

Nas imagens gravadas por um amigo da advogada, identificado apenas como Dannielsson, Marlúcia aparece pedalando, quando é abordada por Tarciana. A mulher de Carlos Almeida começa então a questionar Marlúcia sobre algumas declarações que ela teria feito sobre o vice-governador em suas redes sociais, a respeito da investigação da operação ‘Sangria’.

Sem conseguir se controlar, Tarciana ‘fecha’ Marlúcia e as duas começam a troca de xingamentos. A mulher de Carlos Almeida alega que foi empurrada por Dannielsson e que foi alvo de um soco na boca.

A equipe do site O PODER tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa do vice-governador Carlos Almeida por meio dos telefone (92)3303-8321, 8320 e 8324, mas não obteve sucesso.

COMENTÁRIOS:

E
Em pronunciamento, Carlos Almeida acusa Globo e não responde jornalistas - O Poder
[…] Investigado pela PF e envolvido em escândalos, Carlos Almeida ‘desaparece’ da vice-governadoria […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/12
20:03

WILSON LIMA VEREADORES

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.

19/12
20:02

POSSÍVEL NEPOTISMO

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.

19/12
20:02

AVALIAÇÃO POSITIVA LULA

Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.

19/12
20:01

SUSPENSÃO CONCURSO BARCELOS

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.

18/12
19:42

DIPLOMAÇÃO PREFEITA MAUÉS

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.

Ver mais >>

Programas