AO VIVO

‘Escândalo’, ‘agressão’; Em Manaus, monumento histórico de Tenreiro Aranha é pintado de dourado e caso revolta sociedade

A restauração do monumento histórico feito em homenagem ao primeiro governador da província do Amazonas, João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, em Manaus, causou revolta de parte da sociedade e membros da classe artística e historiadora da cidade, que chamaram o trabalho como descaso e agressão. Instalada na Praça da Saudade, no Centro da capital, […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A restauração do monumento histórico feito em homenagem ao primeiro governador da província do Amazonas, João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, em Manaus, causou revolta de parte da sociedade e membros da classe artística e historiadora da cidade, que chamaram o trabalho como descaso e agressão. Instalada na Praça da Saudade, no Centro da capital, a estátua tinha o bronze como cor original e ganhou pintura dourada.

O restauro recebeu o trabalho da artista Rosa dos Anjos, mas a iniciativa ocorreu sem a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), segundo informou o órgão. Além disso, especialistas no assunto se pronunciaram sobre o caso. Para o historiador e escritor Otoni Mesquita, a iniciativa de reparo foi realizada de forma equivocada e é necessário que haja uma cartilha normativa de conservação de monumentos.

“É uma escultura em bronze do ateliê (do escultor italiano Enrico) Quattrini, do começo do século XX, e é uma obra histórica e artística, portanto, deve ser e é protegida pelo Iphan. Nesse sentido, acho que já passa da hora para o órgão produzir uma cartilha normativa para a administração municipal e estadual. Esse problema, sobretudo, acontece na administração municipal e é reincidente, e é importante que se tenha a informação sobre a conservação desses monumentos históricos nesse material como um bronze”, frisou o historiador ao O PODER.

O historiador Otoni Mesquita continuou: “É fundamental, também, que esse trabalho seja realizado por restauradores e conservadores, pessoas que tenham um conhecimento técnico aprofundado. Não é uma questão estética, mas da preservação do monumento histórico e artístico que, mesmo que fosse a restauração de uma obra de arte, ela precisaria manter as suas características originais”.

Para o historiador Fábio Augusto, era necessário um estudo técnico para realização do reparo. Já a escritora, jornalista e ilustradora Leyla Martins Leong classificou a revitalização como um prejuízo monetário e cultural. Nas redes sociais, Leyla chamou o episódio de escandaloso e cafona, além de uma agressão, e criticou o trabalho da artista Rosa dos Anjos.

“Ainda estou com a vista afetada pelo dourado escandaloso que transformou a estátua de Tenreiro Aranha, na Praça da Saudade, no monumento mais cafona do mundo”, comentou.

Outro lado

Rosa dos Anjos, por outro lado, defendeu o trabalho e explicou que a ação foi realizada de forma cuidadosa para manutenção da obra. Segundo ela, a pintura é temporária e tem o objetivo de proteger a estátua da sujeita que estava cobrindo o monumento.

“Eu fiz um polimento na escultura para saber a cor original e trabalhar com ela. Um monumento tão importante precisava ter uma limpeza primeiro. Nós vimos uma camada de fezes de pombo e sujeira, depois tivemos que pintar para proteger dos insetos que estavam cobrindo a escultura. Daqui algum tempo a gente remove a tinta para deixar na cor original polida”, explicou Rosa à prefeitura.

Apesar disso, o Iphan afirmou que está preparando um relatório para avaliar se a pintura causou impactos na escultura. A decisão foi tomada nessa quinta-feira, 12, após uma reunião entre o Iphan e representantes da prefeitura de Manaus responsáveis ações de revitalização e manutenção de praças da cidade.

O caso já estava sendo apurado pelo Iphan, que chegou a afirmar que a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) poderia sofrer com sanções, já que a pasta esteve à frente da ação de restauro. O órgão tem como secretário o ex-deputado estadual Sabbá Reis.

“Ressaltamos que a intervenção na estátua e a revitalização da praça não possuem autorização do Iphan, estando a Semulsp sob pena das sanções que dispõe sobre os procedimentos para apuração de infrações administrativas por condutas e atividades lesivas ao patrimônio cultural”, informou o Iphan, em nota.

Tenreiro Aranha Manaus estátua monumento

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas