Em nova pesquisa, 69% dos entrevistados não sabem em quem votar para prefeito de Manaus

A pesquisa da EAS Consultoria Estatísca foi divulgada, nesta quarta-feira (16), e entrevistou 1.200 pessoas na capital do Estado

Manaus | AM

Um nova pesquisa divulgada, nesta quarta-feira (16), pela EAS Consultoria Estatísca, revelou que 69% dos eleitores entrevistados estão indecisos em quem votar para a Prefeitura de Manaus. O número é referente a abordagem espontânea, ou seja, não foram apresentados os nomes dos candidatos e o entrevistado falou o que lhe veio à cabeça.

A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) sob o número AM-09366/20, foi feita entre os dias 10 e 13 de setembro, e entrevistou 1.200 pessoas, na capital do Estado. “A questão espontânea tem essa particularidade de as pessoas não terem a menor ideia quais são os candidatos. Então, elas não são estimuladas e as pessoas ficam ‘no ar’. Elas não conseguem lembrar o nome de ninguém. E aí, elas falam que ‘não sabem’ ou estão ‘indecisas'”, explicou Edmilson de Araújo Silva, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e responsável pela EAS.

Silva disse, também, que as mudanças dentro das coligações e de candidaturas “deixa o pessoal perdido”. “Vários estavam participando do período pré-eleitoral e abandonaram, deixando todo mundo perdido. Portanto, acredito que esse número, a partir de agora, deva cair assustadoramente. A medida que vai se aproximando o dia da eleição, essa questão está resolvida”, salientou ele. O professor ressaltou que o entrevistador é orientado a ficar aguardando o entrevistado a dar a sua opinião.

Estimulada

Já no cenário da pesquisa estimulada, quando são oferecidos nomes de candidatos aos entrevistados, Amazonino Mendes aparece em primeiro lugar com 30% das intenções de votos. No último mês, o site O PODER analisou o histórico de desempenho eleitoral do ex-governador, nos últimos 14 anos, e as recentes pesquisas de cinco institutos diferentes realizadas nos últimos dez meses. Ele permanece com seus 30% históricos e sem convencer indecisos.

Amazonino não consegue disparar na preferência do eleitorado de Manaus mesmo com o desgaste do ‘novo’

Ainda na pesquisa estimulada, em segundo lugar aparece o também ex-governador do Amazonas, David Almeida, com 15% dos votos, seguido de José Ricardo (6,3%), Alfredo Nascimento (5,4%), Alberto Neto (5,3%) e Alfredo Menezes (5,1%).

Se somados nulos, brancos, indecisos, os que não irão votar e os que não escolheram nenhuma das opções apresentadas, o total chega a 24,9%. Um nome expressivo e que deverá ser alvo dos candidatos durante a campanha eleitoral.

Rejeição

Quando perguntados em quem os entrevistados não votariam ‘de jeito nenhum’ para prefeito de Manaus, o candidato Alfredo Nascimento lidera a pesquisa com 17,6% de rejeição, seguido de Amazonino Mendes (11,9%), José Ricardo (7,4%), Chico Preto (5%) e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado Josué Neto (4,3%). Este último, aliás, desistiu de participar do pleito, nesta quarta, e anunciou apoio à candidatura de David Almeida, que aparece com 3,6% de rejeição.

Josué Neto declara aliança à candidatura de David Almeida e Marcos Rotta

“O Alfredo já foi vice do Amazonino há quase 30 anos, senador em 2006 e ministro no governo do Partido dos Trabalhadores (PT). Fica difícil só cometer acertos. Idem para Amazonino, que teve quatro mandatos de governador e tantos outros como prefeito. Ainda em 1992, desistiu de exercer o cargo de senador”, relembrou o professor Edmilson.

Ainda na pesquisa de rejeição, 15,6% dos entrevistados rejeitaram todos os nomes apresentados, 4,3% não responderam e 14,3% não rejeitaram nenhuma das opções. “Quando o político não é conhecido do eleitorado, é natural esse eleitorado antipatizá-lo o rejeitando. Os políticos já conhecidos, a rejeição é proveniente de suas condutas políticas contra a vontade do eleitor e o povo”, finaliza ele. Ainda segundo a pesquisa, a margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

 

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher de Carlos Almeida 'arma' confusão em via pública com advogada

Pesquisa estima que quase 200 mil estão indecisos ou irão votar em branco

David Almeida pretende modernizar gestão fiscal e reduzir custos tributários