AO VIVO
Legislativo - 05 de dezembro de 2020
Foto:

PEC Miojo: Justiça suspende armação de Josué Neto com mudança na constituição e eleição relâmpago na ALEAM

O desembargador Wellington José de Araújo determinou a suspensão de todos os atos da sessão da ALEAM do dia 3 de dezembro, dia em que ocorreu a mudança da Constituição e a eleição de Roberto Cidade

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O desembargador Wellington José de Araújo concendeu, no final da noite desta sexta-feira (4), Mandado de Segurança impetrado pelo deputado Saullo Vianna e suspendeu a aprovação da ‘PEC Miojo’ – que altera a Constituição do Estado – e, consequentemente, a eleição do deputado Roberto Cidade para presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), ambas, ocorridas, na quinta-feira (3).

“Defiro a liminar pleiteada a fim de suspender os efeitos da sessão legislativa do dia 3 de dezembro de 2020, inclusive suspendendo a vigência da Emenda Constitucional n. 121/2020 e de seus consectários, como eleição da Mesa Diretora realizada no dia 3 de dezembro, até o ulterior deliberação”, consta na decisão do desembargador Wellington.

Leia, na íntegra, a decisão do desembargador Wellington José de Araújo

Diante da decisão, agora, restam três alternativas: seguir a determinação do desembargador e refazer a eleição da Mesa Diretora da ALEAM na data que já era prevista na Constituição – 16 de dezembro -; fazer a mudança da Constituição sem irregularidade e sem atropelos ou o deputado Roberto Cidade recorrer da decisão do desembargador, mas estar ciente de que ele irá conviver com o risco iminente de que a eleição seja anulada a qualquer momento, pois existem muitas instâncias a serem percorridas.

Ainda no pedido de Mandado de Segurança, que tem como coautores os deputados Belarmino Lins e Alessandra Campêlo, os deputados alegam que houve irregularidade na tramitação da PEC perante a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, não havendo convocação de seus membros; que houve a promulgação da Emenda Constitucional n. 121 sem a devida correção dos normativos ainda vigentes do Regimento Insterno da Casa e destacam após a aprovação do
regime de urgência sequer foi permitida a apresentação de emendas parlamentares durante
a tramitação relâmpago da proposta de alteração constitucional.

Além disso, consta no Parecer n. 399/2019 “que, em consulta anterior feita pelos deputados Wilker Barreto e Dermilson Chagas à Procuradoria da Assembleia Legislativa, esta foi contrária ao atropelamento dos prazos regimentais estabelecidos pelos arts. 129 e 132 do RIALEAM (Regimento Interno da ALEAM) mesmo nos casos em que os projetos de lei/emenda tramitem em regime de urgência”.

Ao final de sua decisão, o desembargador Wellington José de Araújo pede que o deputado Josué Neto seja intimado com urgência “para fiel e imediato cumprimento desta decisão e para que apresente informações no prazo legal”.

Entenda o caso

Durante tumultuada sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), nesta quinta-feira (3), o presidente da Casa, deputado Josué Neto, colocou para votação uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera o artigo 29, parágrafo 4, inciso 2, da Constituição do Amazonas, que trata da eleição da Mesa Diretora da ALEAM.

Na oportunidade, a deputada Joana Darc pediu a suspensão da sessão para tomar ciência da PEC, mas não foi atendida. A proposta prevê antecipar em 30 dias a eleição da Mesa Diretora e por se tratar de uma alteração à Constituição, deveria ser analisada em um tempo maior, o que não aconteceu.

Com a aprovação relâmpago, foi possível fazer a eleição, ainda na quinta-feira, que levou a eleição do deputado Roberto Cidade como presidente da ALEAM para o biênio 2021/2022, tendo como seu vice o próprio deputado Josué Neto

*Matéria atualizada às 7h40 para acréscimo de informação

 

COMENTÁRIOS:

L
Luiza Chagas
Ainda bem que o desembargador representou bem a comunidade .
P
PEC Miojo: Denúncia de compra de votos na ALEAM acende a luz na PF - O Poder
[…] PEC Miojo: Justiça suspende armação de Josué Neto com mudança na constituição e eleição rel… […]
A
ALEAM contesta decisão judicial que suspendeu 'PEC Miojo' e eleição de Roberto Cidade - O Poder
[…] PEC Miojo: Justiça suspende armação de Josué Neto com mudança na constituição e eleição rel… […]
G
Guerra pela presidência da ALEAM longe do fim: STF coloca Cidade novamente no comando da ALEAM - O Poder
[…] PEC Miojo: Justiça suspende armação de Josué Neto com mudança na constituição e eleição rel… […]
T
TJAM pode decidir, na terça, se suspende eleição de Roberto Cidade e 'PEC Miojo' - O Poder
[…] PEC Miojo: Justiça suspende armação de Josué Neto com mudança na constituição e eleição rel… […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/12
20:03

WILSON LIMA VEREADORES

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.

19/12
20:02

POSSÍVEL NEPOTISMO

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.

19/12
20:02

AVALIAÇÃO POSITIVA LULA

Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.

19/12
20:01

SUSPENSÃO CONCURSO BARCELOS

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.

18/12
19:42

DIPLOMAÇÃO PREFEITA MAUÉS

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.

Ver mais >>

Programas