Autarquia, que está há 59 dias sem um dirigente definitivo, celebra 56 anos de existência nesta terça-feira (28)
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) cobraram celeridade para a escolha do superintendente definitivo da Zona Franca de Manaus (Suframa), que está há 59 dias sem um dirigente. O assunto ganhou notoriedade nesta terça-feira (28/02), dia em que a autarquia comemora 56 anos de existência no Amazonas.
Em janeiro de 2023, Ana Maria Souza, funcionária de carreira da superintendência, foi anunciada como superintendente interina da Suframa. No mês seguinte, o economista Marcelo Souza Pereira foi nomeado para cumprir a função também de forma interina. Desde então, nenhuma articulação foi feita para que autarquia tivesse um representante definitivo.
“Sempre a Câmara Municipal de Manaus esteve atenta aos movimentos contrários a esse modelo e não vai ser diferente agora. Nós estamos chegando ao final de fevereiro, já são 60 dias, vamos entrar março, e há uma indefinição por parte do Governo Federal com relação à Superintendência da Zona Franca de Manaus”, destacou o vereador Mitoso (PTB).
O vereador Peixoto (Pros) também falou sobre o assunto e criticou a demora para a escolha do novo superintendente.
“Nas fábricas do Distrito Industrial há placas dizendo ‘estamos há tantos dias trabalhando sem acidentes’, mas poderíamos fazer uma placa dizendo: ‘estamos há 59 dias trabalhando sem um superintendente definitivo porque nós estamos no segundo superintendente interino’”, criticou o parlamentar.
O parlamentar Diego Afonso (União Brasil) sugeriu a criação de uma moção por parte do parlamento municipal para acelerar o processo de escolha de um novo superintendente.
“A nossa missão é muito grande de refletir e ao mesmo tempo clamar por uma decisão do Governo Federal urgente. São 59 dias de instabilidade que o corpo técnico hoje toca aquela superintendência, mas é preciso essa casa de fato fazer uma moção e pedir urgência da nossa bancada federal”, afirmou.
Autarquia
Instituída pelo Decreto de Lei nº 288/1967, a autarquia reformulou as diretrizes da ZFM, criada inicialmente para operar como Porto Livre.
No decorrer da sua história, a Zona Franca de Manaus passou por vários desafios, atualmente abrigando um dos principais parques industriais do País, com aproximadamente 500 empresas instaladas, fatura mais de R$ 170 bilhões e gera cerca de meio milhão de empregos, entre diretos e indiretos.
*Com informações da assessoria de comunicação
Foto: Divulgação
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário