O deputado Roberto Cidade falou de 2021 como um ano de avanços, principalmente por terem sido realizadas iniciativas inéditas, como o 1º Feclam e a aprovação do reajuste salarial dos servidores da ALEAM
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Um dia após o encerramento do ano legislativo com sessões plenárias na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), o presidente Roberto Cidade (PV) concedeu entrevista coletiva à imprensa, nesta sexta-feira (17), no miniplenário Cônego Azevedo para fazer um balanço das atividades da Casa e, consequentemente, do seu primeiro ano enquanto presidente do Poder Legislativo estadual.
Cidade falou de 2021 como um ano de avanços na Casa Legislativa, principalmente por terem sido realizadas iniciativas inéditas, como o 1º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam) e a aprovação do reajuste salarial dos servidores da Assembleia a ser efetivado no ano que vem.
“Aqui tivemos um grande marco que foi o 1º Feclam, que nos permitiu ver o quanto a Assembleia pode oferecer como suporte às demais Casas Legislativas do interior. Conseguimos reunir, durante o evento, quase 800 pessoas de Manaus e do interior, oferecendo vários cursos. Na minha visão, tivemos um balanço positivo também porque conseguimos proporcionar um aumento real aos servidores para o ano que vem, o maior aumento dos últimos anos, que, ao todo, entre aumento real e reposição inflacionária totalizou cerca de 38%”, destacou.
Emendas coletivas
Sobre as emendas coletivas, as chamadas emendas de bancadas, Cidade destacou o avanço legislativo, que disponibilizou aos deputados, além dos 1,2% de receita corrente líquida individual, 0,8% para emendas de bancada, no total de R$ 14 milhões. “Para o próximo ano, acordamos que 50% das emendas devem ser destinadas à saúde”, anunciou.
Sobre pautas importantes, aprovadas em 2021, o presidente citou a Lei do Gás, que possibilitou a abertura do mercado; a aprovação do Auxílio Estadual permanente; Auxílio Emergencial Estadual aos atletas e trabalhadores da cultura e a destinação de 15% dos recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, lnfraestrutura, Serviços e lnteriorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI) à área da saúde no interior, por conta da pandemia da Covid-19.
Recesso parlamentar
Na oportunidade, Cidade enfatizou que o recesso parlamentar se restringe às atividades plenárias. “A Assembleia não vai parar a estrutura da Casa. Os gabinetes, continuarão a funcionar, mas as sessões plenárias e as votações retornarão apenas em fevereiro”, reforçou.
Os deputados Carlinhos Bessa (PV), vice-presidente da ALEAM, e Sinésio Campos (PT), 2º Secretário, estiveram presentes na coletiva e destacaram o ambiente democrático do parlamento estadual, ao longo de 2021, na gestão de Cidade.
Bessa reconheceu a responsabilidade da presidência como uma resposta àqueles que duvidaram do sucesso da gestão de Roberto Cidade alegando inexperiência. “Muitas vezes fomos criticados pela juventude e falta de experiência, mas hoje o presidente mostra que os novos também são comprometidos. O presidente trabalha de forma séria e reconhecemos isso, que se traduziu nas conquistas do parlamento deste ano”, afirmou.
O deputado Sinésio Campos também falou sobre o clima harmonioso no plenário. “Mesmo em primeiro mandato, o presidente Roberto Cidade fez uma construção política na Casa e quero reafirmar que esta construção foi harmônica, porém independente. Prova disso é que hoje temos pautas específicas e independentes do Poder Executivo, como as emendas coletivas, o que demonstra a forma como o parlamento hoje trabalha”, declarou.
Para 2022, a expectativa do presidente é manter a linha de avanços na administração, em especial, na Comunicação. “Para o ano que vem pretendo entregar o Centro de Mídias e estamos trabalhando para isso, na intenção de levar o trabalho Assembleia para todos os municípios, além disso, também pretendemos ampliar a presença da TV ALE para o sinal alcançar vários municípios. Assim, a nossa intenção é fazer mais links com a população, por meio da Comunicação, para deixar o povo do Amazonas mais próximo da Assembleia”, explicou.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário