AO VIVO
Legislativo - 10 de agosto de 2021
Foto:

Professor Samuel manifesta apoio ao voto impresso: “Uma ratificação, não retrocesso”

Manaus-AM- Em pronunciamento na manhã desta terça-feira (10/8), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Professor Samuel (PL) elencou transparência e direito como justificativa para aprovação do voto impresso auditável que será votada nesta terça-feira, depois de ser reprovada na comissão especial da Câmara na quinta-feira (05/8). “Para quem fala que a democracia está […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus-AM- Em pronunciamento na manhã desta terça-feira (10/8), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Professor Samuel (PL) elencou transparência e direito como justificativa para aprovação do voto impresso auditável que será votada nesta terça-feira, depois de ser reprovada na comissão especial da Câmara na quinta-feira (05/8).

“Para quem fala que a democracia está em risco, não há nada mais livre, amplo e representativo do que a comprovação de que seu voto está correto. Não estamos falando sobre o fim das urnas eletrônicas, mas, sim, sobre a ratificação do seu voto.”

A Proposta de Emenda à Constituição 135/19, que torna obrigatório a comprovação do voto está na pauta de votação do plenário da incluída pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).

Passados 25 anos da estreia das urnas eletrônicas nas eleições brasileiras, a PEC acrescenta o parágrafo 12 ao art. 14, da Constituição Federal, dispondo que, na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria.

Votação

Com a análise em plenário, a PEC do Voto Impresso precisa ser aprovada por três quintos dos deputados, o correspondente a 308 votos favoráveis, em dois turnos de votação. Caso seja rejeitada, a matéria será arquivada.

Se a proposta for aprovada pela Câmara, o texto segue para apreciação do Senado, onde também deve ser analisado em dois turnos e depende da aprovação de, pelo menos, 49 senadores.

Para atender os critérios básicos de funcionamento das atividades de ensino e aprendizagem, a escola tem capacidade para atender 1.200 alunos da educação infantil e ensino fundamental, anos iniciais e anos finais.

“Com o retorno das aulas existe a necessidade dessa de fiscalizar as escolas que passaram por mais de 18 meses fechadas e entregar novas unidades de ensino, que tem siso um símbolo da administração do Prefeito David Almeida, com muito esforço e trabalho. A escola Divino Pimenta, teve 20 salas construídas, uma quadra poliesportiva, salas administrativas, refeitório, depósitos, estação de tratamento de esgoto, poço artesiano, banheiros, além de plataforma elevatória de acessibilidade. Tudo isso para dar um ensino de qualidade para nossas crianças”, ressaltou o parlamentar.

A escola faz parte do pacote de obras da Prefeitura de Manaus através do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem) que tem como meta entregar 11 unidades de ensino. Já foram entregues quatro Centros Integrados Municipais de Educação (Cime). Em julho será entregue mais uma escola e também iniciam as construções de mais duas unidades de ensino. E para finalizar o pacote, no início de 2022 começam as obras de outras duas escolas.

*Com informações da assessoria de comunicação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/12
20:03

WILSON LIMA VEREADORES

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.

19/12
20:02

POSSÍVEL NEPOTISMO

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.

19/12
20:02

AVALIAÇÃO POSITIVA LULA

Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.

19/12
20:01

SUSPENSÃO CONCURSO BARCELOS

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.

18/12
19:42

DIPLOMAÇÃO PREFEITA MAUÉS

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.

Ver mais >>

Programas