Manaus-AM- O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), esteve na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quarta-feira (9), para articular junto aos deputados a aprovação de duas Propostas de Emenda à Constituição do Estado (PECs) que garantem Guardas Municipais armadas no Amazonas. O prefeito se empenha para armar a Guarda Municipal da capital. […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM- O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), esteve na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quarta-feira (9), para articular junto aos deputados a aprovação de duas Propostas de Emenda à Constituição do Estado (PECs) que garantem Guardas Municipais armadas no Amazonas. O prefeito se empenha para armar a Guarda Municipal da capital.
A tramitação em regime de urgência da PEC 4/21, de autoria do presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Aleam, deputado estadual Cabo Maciel (PL-AM), foi aprovada pelos deputados.
De acordo com o texto, o exercício das atividades das guardas municipais e as atribuições constitucionais serão ampliadas pela Lei Federal nº 13.675. Com isso, as Guardas Municipais, por meio do Município e independente do número de habitantes, poderão adquirir armas de fogo, munições, coletes balísticos, entre outros equipamentos para acervo patrimonial da instituição e uso em serviço, nas operações e ações conjuntas intermunicipais e interestaduais com os demais Órgãos de Segurança Pública Federais e Estaduais.
“A partir da aprovação pela Assembleia nós já podemos nos mexer para comprar equipamentos, já fazer os convênios, para que nós possamos treinar a guarda municipal, dotando-a de uma condição bem melhor do que temos, comprando viaturas, fazendo nosso quartel general.”, relatou David Almeida.
A PEC 3/21, de autoria do deputado Delegado Péricles (PSL-AM), altera a redação do §5°
do art. 125, da Constituição Estadual do Amazonas, a fim de retirar a restrição de porte
de arma de fogo para as guardas municipais do Estado do Amazonas, conforme
entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).
As matérias devem ser aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima sexta-feira (11), e aprovadas no plenário na quarta-feira (16).
“Com certeza vai ajudar muito a segurança pública de Manaus e dos municípios do interior do nosso estado. Nós sabemos que nós vivemos esse terror nessas últimas horas, nesses últimos dias.”, comentou o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV-AM).
CMM
Na última segunda-feira (7), o prefeito David Almeida havia anunciado que enviaria à Câmara Municipal de Manaus (CMM) uma mensagem com a proposta de criação da Secretaria Municipal de Defesa Social. Além disso, objetivo também do projeto autorizar a prefeitura armar a Guarda Municipal.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário