AO VIVO
Legislativo - 07 de agosto de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Mecias de Jesus convoca Lula a conhecer realidade de Roraima e atuar contra ditadura de Maduro

O pronunciamento também criticou a postura do governo brasileiro em relação às eleições na Venezuela, que foram amplamente condenadas por diversos países, incluindo Estados Unidos, Uruguai, Argentina e nações da União Europeia

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Durante um pronunciamento no Senado Federal nesta quarta-feira (7), o senador Mecias de Jesus, de Roraima, fez um apelo enfático ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que visite o estado e testemunhe de perto os impactos da crise venezuelana. A crise, segundo o senador, tem levado um número crescente de imigrantes a atravessar a fronteira, exacerbando a pressão sobre os recursos e serviços de Roraima.

Mecias de Jesus destacou que a situação em Roraima se tornou crítica devido à chegada massiva de venezuelanos que fogem da ditadura de Nicolás Maduro. “O número de imigrantes que fogem da ditadura de Maduro e atravessam a fronteira com Roraima dobrou nos últimos dias. Já eram milhares de famílias e hoje extrapolam qualquer estatística”, afirmou o senador.

O pronunciamento também criticou a postura do governo brasileiro em relação às eleições na Venezuela, que foram amplamente condenadas por diversos países, incluindo Estados Unidos, Uruguai, Argentina e nações da União Europeia. “O silêncio do governo brasileiro em condenar a farsa da eleição de Maduro é uma vergonha para todos nós e um peso para Roraima”, disse o senador.

Mecias de Jesus fez um convite direto ao presidente Lula: “Se o presidente Lula afirma que não deseja interferir na política da Venezuela, eu o convido a fazer alguma coisa pelos brasileiros que estão na região norte. Venha acompanhar, presidente, o caos vivido pelas famílias venezuelanas que, nas ruas, com mulheres, idosos e crianças suscetíveis à fome, à violência e à miséria.”

O senador ressaltou a sobrecarga enfrentada pelo estado, mencionando a superlotação de abrigos, postos de saúde, hospitais e a dificuldade no acesso à assistência social e outros serviços. “São mais de 150 mil venezuelanos vivendo no estado de Roraima, o que corresponde a quase um quarto da população total do nosso estado”, destacou.

Por fim, Mecias de Jesus defendeu que o Brasil, como líder regional, deve adotar medidas práticas e firmes para apoiar a democracia na Venezuela e oferecer assistência adequada aos brasileiros e imigrantes em Roraima. “O Brasil precisa assumir sua responsabilidade com medidas práticas e firmes a favor da democracia venezuelana, mas principalmente a favor do povo brasileiro que vive em Roraima”, concluiu.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

14/01
16:42

RENOVAÇÃO CONTRATO MANAUSCULT

A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.

14/01
16:40

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).

14/01
16:39

PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.

10/01
20:00

POSSE TJAM

O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.

Ver mais >>

Programas