A cerimônia de posse da nova diretoria da OAB-AM aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), no Teatro Amazonas. Na oportunidade, Jean Cleuter disse que a liberdade de imprensa e de expressão deve ser assegurada a todo cidadão, contudo as fakes devem ser combatidas a todo custo.
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
Dois pontos que estão em bastante discussão na atualidade, estiveram entre os destaques no discurso de posse do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), Jean Cleuter: defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) e o combate às fake news (informações falsas).
A cerimônia de posse da nova diretoria da OAB-AM aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), no Teatro Amazonas. Na oportunidade, Jean Cleuter disse que a liberdade de imprensa e de expressão deve ser assegurada a todo cidadão, contudo as fakes devem ser combatidas a todo custo.
“Estaremos vigilantes para que tenhamos eleições limpas, sem propagação de desinformação. Nossa defesa será sempre em favor do pleno exercício da democracia e do voto consciente, responsabilizando qualquer tentativa de ataque ao estado democrático de direito, sempre pautando pela independência da Ordem dos Advogados do Brasil”, declarou.
Já ao falar sobre a ZFM ele considerou ser um assunto de extrema importância para o desenvolvimento do estado do Amazonas.
“Sem entrar em discussões políticas, hoje o modelo que promove o desenvolvimento sustentável, com a preservação do meio ambiente é totalmente necessário para a manutenção do desenvolvimento regional. Acredito que devemos pensar no Brasil de uma forma macro. E a Zona Franca de Manaus é uma matriz econômica consolidada, inclusive de referência internacional. A OAB Amazonas está à disposição das autoridades competentes para colaborar e cooperar no que for necessário nas lutas e embates para a preservação deste exitoso modelo econômico, que se traduz na defesa de mais de 100 mil empregos essenciais para a sociedade e para o estado do Amazonas.”, declarou.
Ainda de acordo com o novo presidente da OAB-AM, a nova gestão será pautada “pela construção de pontes” e com maior integração de todas as instituições e sociedades civis organizadas para defesa da sociedade e combate da desigualdade regional.
“Vamos construir uma OAB forte, inclusiva, independente e plural. Estaremos sempre de portas abertas, mas sempre alinhadas com o Conselho Federal e com a participação efetiva de todos os conselheiros. Entendemos que a união é de todos, e é indispensável para o sucesso da gestão”, finalizou.
Foto: reprodução
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário