Segundo disse a republicana ao Gazeta do Povo, os “regimes opressores ao redor do mundo saberão que há um “novo xerife na cidade”, referindo-se a Trump, que tomará posse em 20 de janeiro
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Conhecida no Brasil por sua oposição ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a deputada norte-americana María Elvira Salazar garantiu que o governo do presidente eleito Donald Trump e o Congresso do país vão monitorar “de perto” a questão da liberdade de expressão no Brasil.
Segundo disse a republicana ao Gazeta do Povo, os “regimes opressores ao redor do mundo saberão que há um “novo xerife na cidade”, referindo-se a Trump, que tomará posse em 20 de janeiro.
Salazar foi reeleita para seu terceiro mandato no pleito deste ano como representante do estado da Flórida na Câmara. Interessada no cenário internacional, ela é uma das autoras do projeto de lei que visa barrar a emissão de vistos para autoridades que tenham cometido “censura” contra cidadãos do país. Ao ser questionada sobre a medida durante a entrevista publicada nesse domingo (1), a deputada sinalizou que lutará para levar o projeto adiante.
“Autoritários de esquerda dizem que isso não os afeta, mas são os primeiros a enviar suas famílias para férias caras em Miami e a comprar imóveis nos Estados Unidos. Trump cercou-se de pessoas como Elon Musk, que têm plena consciência das violações de liberdade de expressão perpetradas pelo ministro Moraes contra seu próprio povo. O Congresso também está ciente disso e continuará monitorando a situação de perto. O governo dos EUA não deve mais continuar recompensando governos na América Latina que violam o direito de liberdade de expressão de seus cidadãos”, respondeu.
A congressista ainda direcionou uma advertência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chamou Trump de “nazista”, e a Gustavo Petro, presidente da Colômbia, que insinuou o mesmo sobre o bilionário Elon Musk.
“Petro e Lula da Silva devem ter muito cuidado antes de seguir o mesmo caminho de outros socialistas, como Maduro ou Ortega. Os Estados Unidos, sob o comando do presidente Trump, terão tolerância zero para novas tentativas de repressão”, alertou.
Salazar ficou popular entre os conservadores brasileiros durante a Comissão de Assuntos Exteriores do Congresso dos Estados Unidos em maio deste ano. A sessão tinha como tema Brasil: a crise da democracia, liberdade e do Estado de Direito?
Na ocasião, Salazar chegou a exibir uma foto de Moraes, chamando-o de “operador totalitário” e se referiu a Lula como “condenado por corrupção”.
“Nós não sabemos se o ministro é um socialista, ou se ele é um tolo, ou se ele é um tolo útil para os socialistas. Mas sabemos que ele está cerceando um dos direitos fundamentais de uma democracia que é a liberdade de expressão. Enquanto eu fazia minha pesquisa, cheguei à conclusão que o Brasil não apenas tem um condenado por corrupção como presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, mas agora tem um operador totalitário como chefe de Justiça da Suprema Corte, chamado Alexandre de Moraes”, afirmou a parlamentar, à época.
Fonte: Pleno News
Leia mais: Trump ameaça impor taxa de 100% aos países do BRICS se substituírem o dólar
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário