AO VIVO
Legislativo - 04 de abril de 2022
Foto:

Após janela partidária, dez deputados estaduais permanecem em seus partidos e 13 assinam nova filiação

Até o momento, o único destino ‘desconhecido’ é o do deputado Álvaro Campelo, que é Progressistas, mas não informou se permaneceu ou trocou de sigla

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Encerrou na última sexta-feira (1º), a chamada janela partidária, que permitia que deputados estaduais e federais, além de senadores e governadores, mudassem de partido para concorrer ao pleito de 2022, sem perder o mandato. Diante disse, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) teve uma mudança significativa de seus parlamentares. Do total de 24, somente sete permaneceram em seu partido de origem e 13 mudaram de sigla.

Entre as mudanças está a do presidente da ALEAM, deputado Roberto Cidade, que deixou o Partido Verde (PV) e se filiou ao União Brasil (UB), em ato realizado na Casa Legislativa, ao lado do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB). Quem também se filiou ao mesmo partido foi Joana Darc, que saiu do Partido Liberal (PL). Acompanhando os passos de alguns de seus colegas de Parlamento, Saullo Vianna se desfilou do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e foi para o União Brasil.

Outros dois deputados da atual legislatura também seguiram para o União Brasil: Adjunto Afonso que sai do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Fausto Júnior que deixa o Movimento Democrático Brasil (MDB). Quem também dá ‘adeus’ ao MDB comandado pelo senador Eduardo Braga, é Alessandra Campêlo que passa a ser do Partido Social Cristão (PSC).

Já a deputada Therezinha Ruiz, até então fiel ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), comandado pelo ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, foi para o PL, juntamente com o deputado Delegado Péricles que antes era do Partido Social Liberal (PSL), mas depois da fusão com o Democratas se tornou União Brasil. Outro nome que se filiou ao PL foi Tony Medeiros que saiu do Partido Social Democrático (PSD).

Filha do ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, a deputada estadual Dra. Mayara sai do Progressistas (PP) e segue para o Republicanos (PR). Também no Republicanos está o deputado Dermilson Chagas, que após sair do Podemos, ainda não tinha sigla política definida.

O deputado Belarmino Lins, até então filiado ao PP, anunciou que abrirá mão da disputa para o próximo mandato para apoiar a candidatura de seu filho, George Lins, que está filiado ao União Brasil. Já o deputado Wilker Barreto, que também estava sem partido, se filiou ao Cidadania, mesmo partido de Amazonino Mendes.

Sem mudanças

Se por um lado, a janela partidária permitiu uma boa troca de siglas, por outro lado, alguns parlamentares se mantiveram ‘fiéis’ e permaneceram em seus partidos atuais. Dentre eles estão Cabo Maciel (PL), Abdala Fraxe (Podemos), Felipe Souza (Patriotas), Ricardo Nicolau (Solidariedade), Serafim Corrêa (PSB), Sinésio Campos (PT), Dr. Gomes (PSC), João Luiz (Republicanos), Nejmi Aziz (PSD) e Carlinhos Bessa (PV).

Até o momento, o único destino desconhecido é o do deputado Álvaro Campelo, que é Progressistas, mas não informou se permaneceu ou trocou de sigla.

 

#Assembleia #Amazonas #aleam deputados estaduais União Brasil

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/12
20:03

WILSON LIMA VEREADORES

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.

19/12
20:02

POSSÍVEL NEPOTISMO

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.

19/12
20:02

AVALIAÇÃO POSITIVA LULA

Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.

19/12
20:01

SUSPENSÃO CONCURSO BARCELOS

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.

18/12
19:42

DIPLOMAÇÃO PREFEITA MAUÉS

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.

Ver mais >>

Programas