Ao todo, foram realizadas 56 sessões plenárias, sendo 36 sessões ordinárias, 17 extraordinárias e 2 especiais. Durante esse período, foram apresentados 1.029 projetos, dos quais 725 foram apreciados e 697 aprovados
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão (MDB), realizou uma coletiva de imprensa para apresentar à sociedade o balanço das atividades legislativas e oficializar o encerramento das atividades parlamentares referentes ao ano de 2024 nesta sexta-feira (20).
Segundo o balanço das atividades legislativas deste ano, o índice geral de produção chegou a 85,42%, com um percentual de aproveitamento de 98,43%. Ao todo, foram realizadas 56 sessões plenárias, sendo 36 sessões ordinárias, 17 extraordinárias e 2 especiais. Durante esse período, foram apresentados 1.029 projetos, dos quais 725 foram apreciados e 697 aprovados.
O parlamentar reforçou o compromisso do Poder Legislativo do Pará na apreciação e discussão das pautas de interesse de toda a população do estado. “Encerramos o ano de uma maneira muito positiva. Em nenhum momento nós, parlamentares, nos negamos a apreciar e aprovar os projetos em benefício do estado do Pará e de toda a nossa população que foram apresentados aqui. Fico muito satisfeito e contente em saber que nós cumprimos o nosso papel e pudemos contribuir para aperfeiçoar ainda mais o estado do Pará”, afirmou Chicão.
O deputado se mostrou orgulhoso com o desempenho da Alepa ao longo do ano e parabenizou seus pares pelo intenso comprometimento em suas respectivas atribuições parlamentares. “Eu não tenho dúvidas de que, graças aos esforços dos servidores e dos nossos deputados, pudemos fazer com que a Assembleia Legislativa do Pará, mesmo em um ano eleitoral, tivesse uma atuação muito ativa, cumprindo assim o seu papel de forma muito competente e eficiente, sendo uma das mais produtivas do país. Os projetos que chegaram aqui sempre tiveram as respostas necessárias, com agilidade e de forma bastante positiva em prol de toda a população”, lembrou.
Destaques do ano
Entre os principais destaques do ano, está a aprovação do Orçamento de 2025, que prioriza investimentos em sustentabilidade, infraestrutura e desenvolvimento econômico, alinhando-se à preparação do Pará para sediar a COP30.
Na área de educação e inclusão social, destaca-se o lançamento do Código de Proteção e Defesa da Mulher Paraense, uma importante medida para reforçar os direitos sociais. Além disso, a Escola do Legislativo concluiu mais uma etapa de formação, com servidores finalizando a primeira turma do curso superior. No campo ambiental, a Alepa reafirmou seu protagonismo global ao participar dos debates sobre a Amazônia na COP29, realizada no Azerbaijão, e ao intensificar as ações voltadas para o combate às queimadas, promovendo reuniões com órgãos ambientais competentes.
Transparência e Inovação
Indo em conformidade com as orientações recebidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), a Alepa iniciou em setembro a construção do seu mais novo Relatório de Inventário Patrimonial. No documento, ficam registrados todos os bens materiais adquiridos pelo Poder Legislativo do Pará, garantindo que sejam tombados e eliminando o risco de desvios.
Ainda em 2024, a Alepa recebeu de forma inédita o Selo Ouro de Transparência Pública, reconhecimento atribuído pelo Programa Nacional de Transparência Pública em virtude das boas práticas adotadas pela Casa no portal www.alepa.pa.gov.br e no Portal da Transparência, atendendo ao que determina a Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011.
Investimentos e Valorização do Patrimônio Histórico
O presidente Chicão enfatizou ainda para a imprensa o compromisso da Assembleia Legislativa com a história, por meio da aquisição de vários casarões nas proximidades do Palácio Cabanagem. Muitos desses imóveis estavam em total estado de abandono e, agora, passam a ter uma devida utilização, em conformidade com a preservação e valorização da história. Um dos primeiros casarões, localizado na Travessa Félix Rocque e que pertenceu à família Tuma, abriga agora a Fundação Escola do Poder Legislativo do Pará. Mais adiante, outro casarão, que passa por obras, opera o Centro de Atendimento ao Cidadão Helena Coutinho (CAC).
“São vários imóveis antigos que precisam ser revitalizados para receberem os devidos cuidados e uma funcionalidade. Na minha avaliação, esse bairro histórico, a Cidade Velha, se não tivesse aqui o Poder Legislativo, provavelmente já teria perdido parte de seu significado. Por isso, nossa preocupação com todo o nosso Patrimônio Histórico da cidade de Belém”, avaliou o deputado.
Além disso, o deputado Chicão se mostrou orgulhoso em poder entregar para os servidores e para a população o mais novo espaço do Departamento de Bem-Estar Social (Dbes). “Essa reinauguração do Debes representa dignidade para os nossos servidores no desempenho de suas funções, bem como oferece aos pacientes um espaço mais humanizado e moderno, proporcionando maior qualidade nos atendimentos de saúde”, afirmou.
Expectativa para 2025
De acordo com o presidente da Casa de Leis do Estado, a meta para o ano que vem é dar continuidade ao alto índice de atividades na Alepa, com as atenções voltadas para o segundo semestre do ano, quando Belém sediará a 30ª edição da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas.
“A expectativa para o ano que se aproxima é imensa. A partir dos primeiros meses de 2025, os olhares do mundo estarão voltados para nossa capital, Belém. Tenho certeza de que, sob a liderança do governador Helder Barbalho, o estado do Pará dará uma resposta à altura de todas as expectativas aqui depositadas. Tivemos a oportunidade de participar de outras reuniões da COP nos últimos anos e vejo que a Amazônia é muito lembrada. Agora, teremos a chance de discutir a floresta no centro da Amazônia. Considero este um momento muito importante e lembro que a Alepa estará presente. O legado da COP30 impactará positivamente as futuras gerações, e o estado do Pará ganhará muito com este evento”, concluiu o parlamentar.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário