O evento, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP), reunirá especialistas e representantes de diversas Cortes de Contas do país para promover o aprimoramento técnico dos profissionais e o aperfeiçoamento dos procedimentos de auditoria e fiscalização de obras e serviços de engenharia, sistemas de controle externo e interno
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Com debates sobre inovações e tecnologias na engenharia voltados para a sustentabilidade e baixo impacto ambiental, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) sediará, entre os dias 18 a 22 de agosto de 2025, a 21ª edição do Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – XXI SINAOP.
O evento, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP), reunirá especialistas e representantes de diversas Cortes de Contas do país para promover o aprimoramento técnico dos profissionais e o aperfeiçoamento dos procedimentos de auditoria e fiscalização de obras e serviços de engenharia, sistemas de controle externo e interno.
A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, destacou a relevância do Tribunal sediar um evento desta magnitude, reforçando o compromisso da Corte com a inovação no setor público. “É uma grande honra para o Tribunal de Contas do Amazonas receber o XXI SINAOP, um evento de extrema importância para o aprimoramento das auditorias em obras públicas. Em um estado como o Amazonas, que enfrenta desafios únicos em relação à preservação ambiental e à infraestrutura, esses debates são essenciais para unirmos desenvolvimento sustentável e governança responsável”, afirmou a conselheira.
Na edição de 2025, o tema central do evento será “Infraestrutura para um Brasil sustentável e integrado”, com o objetivo de analisar como as obras públicas podem ser planejadas e executadas de forma a minimizar os impactos ambientais e promover a conservação dos recursos naturais, bem como discutir o papel fundamental dos Tribunais de Contas na fiscalização dos gastos públicos e na promoção da boa governança, contribuindo para a sustentabilidade das obras e a proteção do interesse público.
O Simpósio é direcionado a servidores e dirigentes dos Tribunais de Contas e dos diversos órgãos de controle envolvidos com obras públicas dos governos federal, estaduais e municipais, assim como profissionais dos setores público e privado que exerçam fiscalização, gestão ou execução desse tipo de empreendimento.
Programação
Na programação estão previstas conferências, palestras e apresentações de artigos visando abordar temas atuais para o debate dos tópicos centrais do evento.
Conforme o cronograma, entre os dias 6 de janeiro a 6 de abril, estará aberta a fase de recebimento de artigos técnicos para o XXI SINAOP. Para mais informações, os interessados podem acessar o site oficial do evento em https://www.ibraop.org.br/xxi-sinaop/.
IBRAOP
Criado em novembro de 2000, o IBRAOP é uma sociedade civil de direito privado sem fins econômicos, de âmbito nacional, constituído por profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, de nível superior e que exercem atividades relacionadas à auditoria de obras públicas. Após sua criação, passou a ser a instituição organizadora do SINAOP em conjunto com os tribunais de contas brasileiros.
Leia mais: TCE-AM determina suspensão do concurso público da Prefeitura de Barcelos
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário