A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Em cerimônia virtual realizada, nesta terça-feira (1º), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) empossou como membros efetivo e substituto, respectivamente, os ministros Mauro Campbell Marques e Raul Araújo, designados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro; dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia; de ministros do STJ e outras autoridades.
O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, parabenizou os dois colegas e enalteceu sua atuação na consolidação de um Poder Judiciário forte, célere e eficiente.
“Os ministros Mauro Campbell Marques e Raul Araújo vão abrilhantar o trabalho da mais alta corte da Justiça Eleitoral no comando das eleições municipais deste ano. O TSE é referência internacional quanto à lisura, segurança e presteza na organização e apuração dos pleitos eleitorais”, destacou o presidente do STJ.
Perfis
Mauro Campbell Marques já era membro substituto do TSE desde 2018. Agora, assumiu a vaga do ministro Og Fernandes em razão do término de seu biênio, em agosto. Campbell é ministro do STJ desde junho de 2008. Atualmente, integra a Corte Especial, a Primeira Seção e a Segunda Turma.
Natural de Manaus, Mauro Campbell se formou em direito pelo Centro Universitário Metodista Bennett (Unibennett), em 1985, tendo sido promotor e procurador de Justiça no Estado, onde ocupou por três vezes o cargo de procurador-geral de Justiça.
Raul Araújo, que entrou na vaga de ministro substituto deixada por Campbell, participará das sessões do TSE quando for preciso cobrir a ausência de outro representante do STJ.
Nascido em Fortaleza, Raul Araújo construiu sua carreira acadêmica na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é ministro do STJ há 10 anos, onde atua na Corte Especial, na Segunda Seção e na Quarta Turma. Antes, exerceu os cargos de promotor de Justiça, procurador do Estado do Ceará e desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário