AO VIVO
Poder Judiciário - 09 de novembro de 2023
Foto: Divulgação

Indígenas se reúnem para falar sobre extração de potássio em Autazes

Em setembro deste ano, durante uma reunião na sede do governo do Amazonas, as lideranças da etnia Mura expressaram seu apoio ao avanço na exploração de potássio em Autazes

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Líderes e representantes de 29 comunidades indígenas do município de Autazes, localizado a 113 quilômetros de Manaus, no Amazonas, reuniram-se no início da tarde desta quinta-feira (9) para discutir o Projeto Potássio Autazes e seu atual status. O encontro contou ainda com a presença do corpo jurídico do povo indígena Mura, do prefeito de Autazes, Andresson Cavalcante (União Brasil), do vice-prefeito de Autazes, Marcelo Tupinambá (Republicanos) e do ex-prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio.

Em setembro deste ano, durante uma reunião na sede do governo do Amazonas, as lideranças da etnia Mura expressaram seu apoio ao avanço na exploração de potássio em Autazes. Na ocasião, os indígenas entregaram ao governador Wilson Lima (União Brasil) a ata e o relatório assinados pelos indígenas das comunidades de Autazes, formalizando o consentimento para a continuidade do Projeto Potássio Autazes.

O Tuxaua do Lago do Periquitão, destacou na reunião que os Muras não são um empecilho para a implantação do projeto. “É fácil eu falar sobre esse empreendimento aqui em Autazes. Todos os meus irmãos, parentes e lideranças indígenas sempre souberam da minha opinião favorável ao projeto. Graças à Deus, hoje, os nossos irmãos e parentes aderiram também a essa causa, e estamos todos juntos. Nós estamos juntos, estamos lutando para que esse empreendimento venha acontecer porque sabemos que isso é para o município de Autazes um grande avanço na nossa economia, então chega de dizer que o povo Mura é um empecilho para o desenvolvimento de Autazes”, disse o Tuxaua.

Ao expressar sua opinião sobre o assunto, o vice-prefeito de Autazes, Marcelo Tupinambá (Republicanos) afirmou que o projeto é um sonho que está se tornando realidade e lembrou da empregabilidade local que o projeto criará. “Desde de 2012, praticamente, graças agora à união dos povos do município de Autazes, que Autazes tá ganhando com isso. Então, a gente fica feliz por fazer parte deste momento. Essa vai ser a nossa redenção, a luta foi de todos e hoje se tornou realidade. Hoje o nosso gargalo maior na gestão pública é geração de emprego e renda, e essa geração de emprego e renda vai vir através do potássio”, afirmou Tupinambá.

O prefeito de Autazes, Andresson Cavalcante, afirmou durante pronunciamento na reunião, o apoio da prefeitura de Autazes ao projeto de mineração. “Eu estava vereador quando tudo começou em 2009 e acompanhei algumas audiências públicas antes de forma opinião, e eu vivi isso em três momentos, como vereador, como cidadão de Autazes e agora como gestor já no segundo mandato. Posso falar com muita propriedade porque a prefeitura e o gestor Andresson são a favor do projeto potássio. Entendo que ele [projeto] é necessário não apenas para Autazes, ele tem uma importância nacional. O país depende desse projeto, o agronegócio brasileiro depende desse projeto”, ressaltou Andresso.

Potencial do Município
Autazes detém uma das maiores jazidas de potássio do mundo. De acordo com uma pesquisa mineral realizada no município, Autazes possui uma reserva mineral de mais de 170 milhões de toneladas de cloreto de potássio, representando um potencial de expansão para atender 50% do consumo brasileiro até 2030.

Foto: Divulgação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

30/08
11:56

EMERGÊNCIA AMAZONAS

O governador Wilson Lima declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido à estiagem, ampliando um decreto anterior que cobria 20 cidades. Também declarou emergência de saúde pública, com 77,4 mil famílias afetadas e 730 toneladas de alimentos distribuídas. Medidas adicionais incluem purificadores de água e envio de medicamentos.

30/08
11:53

IMPUGNAÇÃO

O Ministério Público Eleitoral solicitou a impugnação das candidaturas do Partido Liberal (PL) em Itamarati para as eleições de 2024, alegando descumprimento da cota de gênero de 30% para mulheres, conforme a Lei nº 9.504/97. O promotor Caio Lúcio Fenelon Assis Barros destacou que a não conformidade pode invalidar todas as candidaturas proporcionais do partido. O caso está agora sob análise da Justiça Eleitoral.

30/08
11:51

PENALIDADE

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) multou Francisco Jesus da Costa Silva, ex-presidente da Câmara Municipal de Envira, em mais de R$ 13,6 mil por irregularidades em 2022, incluindo a contratação de um pregoeiro fora do quadro de pessoal e licitações com indicação de marca. Silva tem 30 dias para pagar ou recorrer. A atual gestão deve corrigir essas práticas e seguir as normas de contratação e fiscalização.

30/08
11:50

VOTAÇÃO DIFERENCIADA

Onze municípios do Amazonas terão horário de votação diferenciado devido ao horário oficial de Brasília. A votação iniciará às 6h e encerrará às 15h, diferenciando-se em duas horas do horário oficial nacional, conforme o artigo 231 da Resolução TSE nº 23.736/2024. Os municípios são Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Jutaí.

28/08
16:49

VOLTA AO MUNDO

Em 2024, o presidente Lula percorreu 65,6 mil km em viagens internacionais, o que corresponde a mais de uma volta e meia ao redor do mundo. Após uma visita a Santiago, no Chile, onde foi vaiado, ele acrescentou 5,2 mil km à sua quilometragem. Lula não visitou a Argentina desde a eleição de Javier Milei, mas concentrou-se em países vizinhos como Colômbia, Paraguai, Bolívia e Chile. A quilometragem não inclui a viagem da primeira-dama, Janja, a Paris para as Olimpíadas.

 

Ver mais >>

Programas