Neste ano, a competição faz uma homenagem a três advogados que faleceram em decorrência de complicações do novo coronavírus: Maria Amávia de Souza Campos, José das Graças Barros de Carvalho E Humberto Dagmar Mendes de Albuquerque Gandra
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
O embate final da 6a edição dos Jogos Jurídicos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas, (OAB-AM) vai debater a responsabilidade do governo federal frente à pandemia da covid-19 no Brasil. A competição reúne acadêmicos de Direito de oito instituições de Ensino Superior do Estado. O evento ocorrerá na segunda-feira (26) com a disputa pelo terceiro lugar a partir das 14h. O debate pelo primeiro lugar ocorre, no mesmo dia, a partir das 15h com uma instituição defendendo e outra criticando a atuação do governo federal.
O evento é promovido pelo Comissão de Aperfeiçoamento Jurídico da OAB-AM, presidida pelo advogado Ramakris Elessondres. A competição é realizada no auditório da OAB, mas, em decorrência da pandemia, não é permitida a presença de público e por esse motivo é transmitida no canal do YouTube da comissão. O objetivo do evento é aproximar as instituições de ensino da OAB, além de instigar e fomentar a qualidade do ensino jurídico no Amazonas por meio do debate de temas polêmicos.
A competição teve início no último dia 19 abordando diversos temas como: cirurgia de adequação sexual antes dos 16 anos, obrigação do trabalho do preso, porte de arma para a população civil, uso de máscaras em locais públicos, guarda compartilhada, entre outros.
Neste ano, a competição faz uma homenagem a três advogados que faleceram em decorrência de complicações do novo coronavírus: Maria Amávia de Souza Campos; José das Graças Barros de Carvalho; Humberto Dagmar Mendes de Albuquerque Gandra.
A semifinal do evento ocorreu nesta sexta-feira (24) e foi transmitida pelo YouTube. O tema debatido no terceiro lugar será a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19. As duas instituições vitoriosas da semifinal disputarão o primeiro lugar na segunda-feira.
“Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária nós estamos realizando a 6a Edição dos Jogos Jurídicos da OAB. É um momento de contribuir com o debate de temas importantes na sociedade, além de homenagearmos colegas que foram vítimas da pandemia. Convido a sociedade para acompanhar os debates”, disse o coordenador nacional do Júri Simulado da ESA Nacional e idealizador das Competições Acadêmicas da OAB, advogado Paulo Trindade.
A 6a edição da competição também contou com a participação de estudantes do Uninorte, La Salle, Faculdade Estácio, e Faculdade Santa Teresa.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário