A fala do conselheiro foi proferida na primeira sessão ordinária presidida pela nova presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM)
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O conselheiro Érico Desterro mencionou, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (5), a exoneração de vários servidores públicos comissionados que foram desligados do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) depois que a nova presidente do órgão, Yara Lins, assumiu o cargo. A fala do conselheiro foi proferida na 43ª sessão ordinária do tribunal, primeira presidida por Lins.
A edição do dia 4 de dezembro do Diário Oficial Eletrônico do TCE-AM trouxe um número muito maior de exonerados do que a da edição do dia 1º, que também contou com desligamentos de servidores. A lista pode ser conferida na edição on-line do documento. Grande parte dos funcionários desligados na edição do dia 4 foi de assessores e assistentes de diretoria. Alguns exonerados foram nomeados a outros cargos.
Segundo a edição do dia 1º de dezembro do diário oficial, o órgão exonerou o secretário do tribunal pleno Mirtyl Fernandes, a diretora de gestão de pessoas Beatriz Botelho, o chefe do departamento de autuação, estrutura e distribuição processual Izabel Seabra e a chefe da divisão de preparo de julgamento Mara Alencar. Os textos completos do atos públicos exoneratórios podem ser lidos no documento virtual do diário.
Embora tenha dito que o caso é normal e que sua fala não é uma crítica, Desterro pediu que fosse registrado na ata de trabalhos do TCE-AM um voto de agradecimento ao trabalho realizado por Mirtyl Fernandes.
“Gostaria de fazer um voto de agradecimento à servidora Patrícia Amed, diretora do cerimonial desse tribunal, que se empenhou para que a posse de vossa excelência fosse feita da melhor maneira possível. Aliás, lamento que a exoneração dela tenha saído a partir do 1º de dezembro, ela que trabalhou durante esse dia todo”, disse.
Pedido de revisão
Desterro aproveitou o início de sua fala na sessão ordinária para falar de um projeto de lei encaminhado por Lins à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM). Segundo o magistrado, o projeto altera o plano de cargos e salários do TCE-AM.
“Minha reflexão é que não houve discussão prévia sobre isso. Na minha análise, este assunto deveria ter sido previamente discutido pelo tribunal pleno. Há uma alteração considerável, criação de 80 cargos comissionados, flexibilização das nomeações no controle externo, redução do percentual mínimo de cargos comissionados destinados à carreira do tribunal. Com o devido respeito, entendo que deveríamos refletir um pouco sobre isso. Pleiteio que esse projeto volte para ser rediscutido no plenário do tribunal”, declarou.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário