AO VIVO
Poder Judiciário - 04 de julho de 2024
Foto: Reprodução/Internet

David Almeida perde processo contra a revista Veja

O prefeito de Manaus poderá recorrer à decisão da magistrada Irlena Leadl Benchimol, titular da 5ª Vara do Juizado Especial Cível

Por: Da redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), recebeu o resultado contrário nesta quarta-feira (04), sobre o seu processo contra a revista nacional da Editora Abril, a Veja. Nos autos da magistrada Irlena Leadl Benchimol, titular da 5ª Vara do Juizado Especial Cível, garante o direito da revista permanecer com a matéria no ar, que menciona o nome do chefe do Executivo da capital amazonense, em suposto envolvimento com organização criminosa.

O título da matéria é o ‘Dossiê aponta ligações do crime organizado com autoridades do Amazonas’, que foi baseado em documentos entregues à Polícia Federal (PF), pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que disputa as eleições deste ano para assumir a cadeira da Prefeitura de Manaus. O pré-candidato ao cargo majoritário, encontra-se despontando em segundo lugar, atrás de David Almeida, nas pesquisas eleitorais.

Em um trecho da decisão da juíza, afirma que a notícia segue os padrões claros e investigativos, além que não fere o artigo 11 da Constituição Federal (CF), que compreende a liberdade de opinião e a liberdade de receber e de transmitir informações.

“A notícia veiculada pela ré sobre os fatos em epígrafe não tergiversou as garantias constitucionais inerentes à liberdade de expressão e do direito de informar, afastando a eventual configuração de ato ilícito necessário ao dever de indenizar postulado pelo autor nos autos, nos termos do art. 927 do Código Civil”, pontuou.

O chefe do Executivo, ainda poderá recorrer da decisão da magistrada para proibir de seu nome ser citado não apenas na notícia em questão, mas em todas as outras matérias investigativas, posterior a essa que trata de crimes que tem como suspeita a participação também de seus secretariados do município. Lembrando que David Almeida, pode também continuar solicitando os danos morais, no valor de R$ 52 mil reais, da revista Veja.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/06
12:04

NOVA INCURSÃO

Para aqueles que acreditavam que o prefeito David Almeida havia definitivamente desistido de contar com o PL em sua reeleição, os movimentos da última semana apenas confirmaram a velha máxima da política: é tudo “como nuvem”. Nos bastidores e a portas fechadas, as discussões sobre uma possível aliança voltaram à tona. O motivo é que o PT se mostrou entusiasmado e começou a articular para fortalecer a candidatura de Marcelo Ramos, com apoio potencial do PSD e do MDB. Sem esses partidos, David ficaria sem fundo eleitoral suficiente para cobrir uma campanha majoritária e sem tempo de televisão.

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

Ver mais >>

Programas