AO VIVO
Executivo - 17 de novembro de 2021
Foto:

Serviços ‘vitalícios’ de segurança e de apoio a ex-governadores do Amazonas na ‘berlinda’

De acordo com o STF, a prestação de serviços de segurança e apoio aos ex-governadores do Amazonas, Eduardo Braga, José Melo, Omar Aziz e Amazonino Mendes, devem ser limitados

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) colocou na ‘berlinda’ os serviços de segurança e apoio a ex-governadores do Amazonas, o que até então era tido como vitalício. A mudança abarca os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), além de José Melo (Pros) e Amazonino Mendes (sem partido).

No dia 3 deste mês, o STF decidiu, por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n. 6579, que a prestação de serviços de segurança e apoio a ex-governadores deve se limitar ao fim do mandato subsequente ao exercido pelo beneficiário, até que seja regulamentada a Lei Estadual n. 4.733/2018, que trata sobre a matéria.

Após o conhecimento do caso, o site O PODER entrou em contato com os quatro ex-governadores. De acordo com o advogado Arthur Lins, de Amazonino Mendes, os serviços utilizados pelo ex-governador estão em perfeita consonância com a decisão do Supremo.

“Informo que o ex-governador tem a seu serviço servidores, e está em perfeita consonância com a decisão do STF, vez que o último mandato do ex-governador terminou em 31 de dezembro de 2018, e faz jus até o término do mandato subsequente que será em 31 de dezembro de 2022”, explicou.

Já José Melo informou ao site O PODER, por meio de sua assessoria de imprensa, que usa os serviços de segurança e continuará utilizando, pois o serviço é “vitalício”. Questionados, Melo e Mendes não informaram quantos servidores estão sendo utilizados por ambos.

Os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga foram procurados pela equipe de reportagem, mas até o fechamento desta matéria não responderam se utilizam ou não os serviços de segurança  e apoio do Estado.

Entenda

A ADI que trata do assunto, foi ajuizada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, que considera que a cessão de servidores prevista na norma é um benefício vitalício incompatível com a Constituição Federal, e que a quantidade de até dez servidores não é razoável em termos de moralidade constitucional. Como exemplo, argumentou que a Lei Federal n. 7.474/1986 estabelece um total de oito pessoas para segurança e apoio a ex-presidentes da República.

A decisão da Corte seguiu o voto da ministra Rosa Weber, relatora da ação, que julgou a ação parcialmente procedente. Em relação à falta de previsão temporal para a cessão de servidores para o serviço de segurança e apoio, ela aplicou precedente firmado no julgamento da ADI n. 5346, em que foi reconhecida a inconstitucionalidade de dispositivo da Constituição do Estado da Bahia que tornava vitalícia vantagem semelhante, por violação dos princípios republicano, isonômico e da moralidade administrativa.

#Amazonas #José Melo

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/12
20:03

WILSON LIMA VEREADORES

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.

19/12
20:02

POSSÍVEL NEPOTISMO

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.

19/12
20:02

AVALIAÇÃO POSITIVA LULA

Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.

19/12
20:01

SUSPENSÃO CONCURSO BARCELOS

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.

18/12
19:42

DIPLOMAÇÃO PREFEITA MAUÉS

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.

Ver mais >>

Programas