AO VIVO
Executivo - 29 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Saiba as doenças que governo Lula quer taxar no IR

Até algumas doenças consideradas terminais ou potencialmente terminais constam na lista do “Pacote Malddad”

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Pacote de corte de gastos do Ministério da Fazenda restringe isenção completa do Imposto de Renda (IR) para pessoas com doenças graves. A partir da nova medida, portadores de condições como AIDS, Parkinson, cegueira e tuberculose ativa que recebem mais de R$ 20 mil mensais perderão a isenção total.

O ministro Fernando Haddad explicou que os gastos com saúde continuarão integralmente dedutíveis. “Tem algumas distorções que estamos corrigindo com relação à saúde (no Imposto de Renda)”, afirmou.

A lista de doenças afetadas inclui 16 condições, entre elas neoplasia maligna, hanseníase, cardiopatia grave, paralisia irreversível e contaminação por radiação.

Embora percam a isenção total, os contribuintes poderão ainda deduzir despesas médicas, como gastos com plano de saúde, psicoterapia e fonoaudiologia.

Confira a lista de doenças que perdem direito a isenção total do IR:

  1. moléstia profissional (causada por condições do ambiente de trabalho)
  2. tuberculose ativa
  3. alienação mental
  4. esclerose múltipla
  5. neoplasia maligna (câncer)
  6. cegueira
  7. hanseníase
  8. paralisia irreversível e incapacitante
  9. cardiopatia grave
  10. doença de Parkinson
  11. espondiloartrose anquilosante
  12. nefropatia grave
  13. hepatopatia grave
  14. estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante)
  15. contaminação por radiação
  16. síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), com base em conclusão da medicina especializada

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/12
20:03

WILSON LIMA VEREADORES

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.

19/12
20:02

POSSÍVEL NEPOTISMO

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.

19/12
20:02

AVALIAÇÃO POSITIVA LULA

Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.

19/12
20:01

SUSPENSÃO CONCURSO BARCELOS

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.

18/12
19:42

DIPLOMAÇÃO PREFEITA MAUÉS

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.

Ver mais >>

Programas