Candidata a vice-prefeita pela chapa “Ordem e Progresso”, Maria do Carmo disse que está preparada para colocar sua experiência em gestão a serviço de Manaus.
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
A candidata a vice-prefeita pela coligação PL-Novo e reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair, reuniu todas as candidatas a vereadoras da chapa “Ordem e Progresso” para um bate-papo sobre a participação da mulher na política. O encontro, realizado na sexta-feira (8/8), no Centro Histórico de Manaus, também contou com a participação do candidato a prefeito Capitão Alberto Neto.
Esse foi o primeiro encontro da professora Maria do Carmo com as candidatas da coligação, após a Convenção Partidária. A organização foi da presidente do PL Mulher Manaus, Rayssa Cavalcante.
“Eu quero que, daqui para frente, a gente consiga trabalhar efetivamente para aumentar a representatividade das mulheres na política, apresentando-as no parlamento e pensando em políticas públicas para elas. Mais do que fazer o nosso projeto para Manaus dar certo, o que eu quero é trazer cada vez mais mulheres para a política”, declarou a candidata a vice-prefeita.
Conforme o IBGE, as mulheres representam mais da metade da população de Manaus, com 51,6%, contra 48,4% dos homens. As mulheres também compõem mais da metade do eleitorado apto na cidade (53%). Ainda assim, a Câmara Municipal de Manaus e a Assembleia Legislativa do Estado contam com apenas nove representantes femininas: quatro entre os 41 vereadores e cinco entre os 24 deputados estaduais.
“A mulher precisa ocupar esse espaço na política, porque sabemos que, apesar de sermos a maioria do eleitorado e da população economicamente ativa, as mulheres ainda não ocupam de fato esse espaço”, comentou a professora Maria do Carmo. “Nós, mulheres, temos um talento nato para gerir e realizar múltiplas tarefas, e colocar isso a serviço para colaborar com a nossa comunidade é algo fantástico”, completou.
A reunião contou com a presença de 22 candidatas pelos dois partidos, sendo 13 representantes do PL e 9 do partido Novo. A presidente do PL Mulher Manaus, Rayssa Cavalcante, destacou a necessidade de ampliar a participação das mulheres, mas também de evitar a criação de rivalidades, buscando uma união de forças.
“A gente não faz uma política que segrega homens e mulheres. Fortalecer o papel das mulheres dentro da política, sem nunca deixar os homens de lado, é fundamental para manter o equilíbrio”, declarou a presidente do PL Mulher Manaus.
“Temos uma política de mulheres que não é feminista, e sim feminina, exaltando as principais qualidades da mulher e o que pode ser aplicado na política”, finalizou Rayssa Cavalcante.
Ao final do encontro, as mulheres tiveram a visita surpresa do candidato a prefeito, Capitão Alberto Neto, que abriu espaço na agenda vindo de outra reunião para deixar sua mensagem às candidatas da coligação.
“Eu escolhi a professora Maria do Carmo como vice pela competência que ela já demonstrou e pela sua capacidade de transformar em sucesso as iniciativas que lidera, como a própria Fametro. Juntos, vamos promover uma transformação nesta cidade.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário