AO VIVO
Executivo - 30 de setembro de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Líder do Hamas no Líbano é morto em ataque aéreo

Anúncio foi feito pelo movimento islâmico palestino

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O movimento islâmico palestino Hamas anunciou nesta segunda-feira (30) que o líder do grupo no Líbano, Fatah Sharif Abu Al Amin, foi morto em um ataque aéreo contra o sul do país, atribuído a Israel.

“O comandante Fatah Sharif morreu hoje de madrugada, após operação terrorista e criminosa de assassinato, em um ataque aéreo que teve como alvo toda a sua família no campo de refugiados de Al Bass, no sul do Líbano” disse o Hamas.

Em comunicado, o grupo disse que o suposto ataque israelense vitimou, além de Fatah Sharif, descrito como membro da liderança do Hamas no estrangeiro, a esposa, o filho e a nora.

A agência de notícias oficial libanesa ANI anunciou um ataque aéreo contra o campo, situado junto à cidade de Tiro, no sul do país.

O Exército israelense anunciou que aviões de combate atingiram dezenas de alvos do Hezbollah na região de Bekaa, no leste do Líbano, durante a madrugada, incluindo “dezenas de lançadores e edifícios onde as armas foram armazenadas”.

Israel “continuará a atacar à força, a danificar e a degradar a capacidade militar e as infra-estruturas do Hezbollah”, acrescentaram as Forças Armadas.

Os ataques contra o leste do Líbano deixaram pelo menos 105 mortos, de acordo com balanço oficial.

Horas antes, a Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) anunciou a morte de três dirigentes em ataque que visou a um edifício residencial no centro de Beirute, atribuindo a ação a Israel.

“Mohammad Abdel-Aal, chefe do Departamento de Segurança Militar, Imad Odeh, membro do Comando Militar no Líbano, e Abdelrahmane Abdel-Aal morreram após covarde assassinato perpetrado por um avião sionista de ocupação em Cola”, um bairro predominantemente sunita de Beirute, indicou a FPLP, logo após o ataque, em nota divulgada no portal oficial do movimento.

A FPLP, uma organização palestina secular de esquerda, descrita como terrorista por Israel e pela União Europeia, tem apoiado as operações do movimento xiita libanês Hezbollah contra o norte de Israel, desde outubro de 2023, em solidariedade ao grupo islâmico palestino Hamas.

Uma fonte da segurança do Líbano disse que pelo menos quatro pessoas morreram hoje, em ataque de um drone israelense, aeronave não tripulada, que visou a um edifício residencial em Beirute.

Caso se confirme a autoria do ataque, trata-se da primeira incursão israelense no centro da capital libanesa desde o ataque do Hamas contra Israel, em 7 de outubro de 2023.

Segundo a fonte, citada pela agência de notícias France–Presse, o apartamento alvo do ataque pertence à Jamaa Islamiya.

Formado em 1960, o grupo islâmico libanês – um ramo da organização radical Irmandade Muçulmana no Líbano – tem também apoiado as operações do Hezbollah contra o norte de Israel.

Israel respondeu com ataques aéreos que já mataram o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah.

*Agência Brasil/LUSA

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/12
20:03

WILSON LIMA VEREADORES

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.

19/12
20:02

POSSÍVEL NEPOTISMO

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.

19/12
20:02

AVALIAÇÃO POSITIVA LULA

Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.

19/12
20:01

SUSPENSÃO CONCURSO BARCELOS

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.

18/12
19:42

DIPLOMAÇÃO PREFEITA MAUÉS

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.

Ver mais >>

Programas