AO VIVO

Indicado por Lula para comando da Secretaria de Assuntos Federativos é suspeito de participar de ‘rachadinha’

Em 2018 quando era presidente da Alerj, deputado apareceu no topo da lista de suspeitos de participarem do esquema na assembleia

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

EXECUTIVO |

O ex-deputado André Ceciliano (PT-RJ) foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar a Secretaria de Assuntos Federativos, órgão que funciona no quarto andar do Palácio do Planalto. Em 2018, o então deputado era presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Na época, Ceciliano apareceu no topo da lista de suspeitos em um suposto esquema de “rachadinha” na assembleia.

Ele teria sido beneficiário de quase R$ 50 milhões. O ex-deputado sempre negou as acusações. O esquema consiste na exigência feita a assessores de entregarem parte de seus salários ao parlamentar.

Apesar do escândalo, os inquéritos do Ministério Público que apuravam a prática de Ceciliano e de outros parlamentares acabaram arquivados, mas as investigações não foram encerradas.

Desde então, no caso de Ceciliano, a Promotoria trabalha com a hipótese de que o dinheiro detectado nas contas dos assessores do deputado, cuja origem ainda é desconhecida, na verdade foi movimentado para quitar uma dívida com um agiota que já tinha sido lotado no seu gabinete. As investigações correm em segredo de Justiça. A informação foi publicada pela revista Veja, nesta sexta-feira, 10.

O caso veio à tona a partir de um documento do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), onde aparece também o nome de Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. A investigação também foi arquivada. As defesas afirmaram, na época, que havia indícios de que os dados do documento foram compartilhados de forma irregular pela Receita Federal.

Na campanha, Lula usou suposto esquema para atacar Bolsonaro

Na campanha eleitoral do ano passado, Lula não hesitou em atacar Bolsonaro usando o caso do filho do ex-presidente. “Bolsonaro e os filhos desviavam os salários dos funcionários para abastecer os cofres da família”, dizia uma das peças da propaganda petista.

Agora no Palácio, a convite do próprio Lula, Ceciliano é alvo das mesmas insinuações. “O PT e o Lula vivem criando narrativas. Durante esse tempo todo nos acusaram de ser o governo da ‘rachadinha’. Agora eles vão admitir que são o governo do ‘rachadão’?”, questionou o deputado Carlos Jordy (PL-RJ).

Com informações de Revista Oeste*
Foto: Divulgação

#Lula esquema Rachadinha #GOVERNO

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/12
20:03

WILSON LIMA VEREADORES

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.

19/12
20:02

POSSÍVEL NEPOTISMO

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.

19/12
20:02

AVALIAÇÃO POSITIVA LULA

Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.

19/12
20:01

SUSPENSÃO CONCURSO BARCELOS

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.

18/12
19:42

DIPLOMAÇÃO PREFEITA MAUÉS

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.

Ver mais >>

Programas