O general do Exército, Carlos Alberto Mansur deve assumir, nesta terça-feira (2), a Secretaria de Segurança Pública, no lugar do coronel Louismar Bonates
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
O general do Exército, Carlos Alberto Mansur, deve assumir, nesta terça-feir (3), o comando da Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP-AM), pasta até então ocupada pelo coronel da Polícia Militar, Louismar Bonates.
Como adiantado pelo site O PODER, Bonates pediu afastamento do cargo em decorrência de um tratamento de saúde que, inclusive, já era de conhecimento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).
A nomeação do general Mansur para o cargo estava programada para esta quinta-feira (5), mas conforme informações preliminares, deve ocorrer nesta terça-feira (3).
Mansur, comandou a 12ª Região Militar (RM) em Manaus, já foi vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Ele também já ocupou inúmeras funções no Exército, dentre elas da 5ª Região Militar, em Curitiba/PR (2016); da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em Boa Vista (2014/2015); da Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador (2012/2013); além de subchefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, em Manaus (2011).
Ele também comandou o 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, em Boa Vista (2008/2009); foi adjunto de Defesa, Naval do Exército e da Aeronáutica na China, Coréia e Vietnã (2005/2006); chefe do Estado-Maior da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em Boa Vista (2003/2004); e observador militar da ONU, na Guatemala (1995).
Título de Cidadão
O general Mansur recebeu, em maio deste ano, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), o título de Cidadão do Amazonas.
Na ocasião, Mansur foi reconhecido como oficial de destaque nas Forças Armadas, uma pessoa com excelente capacidade técnica e com uma visão futurista sobre os problemas da Amazônia, e também que sempre se dedicou aos interesses do povo amazonense.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário