AO VIVO
Executivo - 13 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/rede social

François Bayrou é nomeado primeiro-ministro na França

O político já foi deputado e ministro da Justiça e da Educação

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O líder dos centristas do MoDem, François Bayrou, 73 anos, é o nome escolhido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, para o cargo de primeiro-ministro. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (13), após quase duas horas de reunião entre ambos no Palácio do Eliseu, em Paris.

François Bayrou é bem conhecido na política francesa há décadas e ficou “encarregado de formar um governo”, segundo comunicado de imprensa da Presidência.

O líder do partido de centro MoDem é conhecido por ser um negociador capaz de convergir opiniões adversas.

Bayrou era, até agora, administrador da comuna de Pau e é um político que apoia assumidamente Emmanuel Macron desde a primeira candidatura. A desistência de Bayrou de concorrer à presidência contribuiu, inclusive, para que Macron ganhasse vantagem no primeiro mandato.

O agora designado primeiro-ministro foi, anteriormente, ministro da Justiça no primeiro mandato de Macron, tendo se demitido poucos meses depois de assumir devido a um escândalo de assistentes fictícios na Assembleia Nacional.

Neste ano, ele foi absolvido das acusações pela Justiça, mas o Ministério Público recorreu, e o processo que ainda corre.

Em 2012, Bayrou apelou ao voto em François Hollande contra Sarkozy, o que até hoje afasta os dois homens confidentes de Macron.

Ainda que seja apoiador do atual chefe de Estado, ele assinou e promoveu um abaixo-assinado para possibilitar a candidatura de Marine Le Pen, “para o bem da democracia”, segundo disse à época.

Foi uma das vozes contra a inelegibilidade de cinco anos, mesmo com recurso, caso Marine le Pen venha a ser condenada no caso do processo de assistentes fictícios no Parlamento Europeu.

Bayrou também foi deputado e ministro da Educação em dois governos presididos por Jacques Chirac.

Será o quarto chefe de Governo francês desde a reeleição de Macron, em abril de 2022, para um mandato de cinco anos.

O experiente Bayrou  terá que sobreviver à censura parlamentar e restaurar a estabilidade do país, uma vez que nenhum partido detém a maioria na Assembleia Nacional.

De acordo com o Le Monde, o chefe de Estado avisou François Bayrou por telefone, na manhã desta sexta, de que não seria nomeado primeiro-ministro, antes de recebê-lo no Palácio do Eliseu.

Durante a reunião, Macron propôs ao chefe do MoDem ser o número dois de um governo liderado por Roland Lescure, hipótese totalmente rejeitada por François Bayrou que, em troca, levantou a possibilidade de abandonar a coligação presidencial.

Diante da possibilidade de um bloqueio e de ruptura com o principal aliado, Emmanuel Macron mudou de ideias e resolveu nomear François Bayrou.

*Conteúdo reproduzido do site Agência Brasil

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/12
20:03

WILSON LIMA VEREADORES

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.

19/12
20:02

POSSÍVEL NEPOTISMO

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.

19/12
20:02

AVALIAÇÃO POSITIVA LULA

Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.

19/12
20:01

SUSPENSÃO CONCURSO BARCELOS

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.

18/12
19:42

DIPLOMAÇÃO PREFEITA MAUÉS

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.

Ver mais >>

Programas