De acordo com o Intercept, Ricardo Nicolau foi denunciado por abuso de poder econômico, “mas a juíza que analisa os processos é amiga da cunhada do candidato”
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
Às vésperas das Eleições 2020, o site ‘Intercept’ publicou, nesta sexta-feira (13), matéria sobre o candidato à Prefeitura de Manaus, Ricardo Nicolau. O texto, assinado pela jornalista Nayara Felizardo, disseca como Nicolau “viu na pandemia de Covid-19 uma oportunidade de antecipar em meses a campanha eleitoral para a prefeitura”.
De acordo com a matéria, “assim que a doença começou a se espalhar pelo Estado, o deputado do PSD se licenciou do cargo para se ‘dedicar integralmente ao combate ao coronavírus na função de diretor da Samel'”. Além disso, Nayara lembra que o candidato foi gravado em diversos momentos dentro do hospital de campanha – montado em parceria com a Prefeitura de Manaus – e que essas imagens são, atualmente, utilzadas em sua campanha política.
A jornalista salienta que “a propaganda também pode configurar irregularidade eleitoral”. “Há ao menos dez processos em curso contra o candidato movidos por seus adversários no pleito, citando o uso que ele tem feito da Samel e de sua atuação no hospital durante a campanha”.
Porém, de acordo com a matéria, quatro das ações foram parar no gabinete da juíza eleitoral Margareth Rose Cruz Hoaegen, descrita como “grande amiga de Jeanne Nicolau, esposa do seu irmão, Luís Alberto Nicolau, ele sim diretor-presidente da Samel”.
Além disso, a matéria diz que Nicolau “exagera” quando diz que montou o hospital de campanha. “A unidade que tratou pacientes na fase mais crítica da epidemia no Estado, é fruto de parcerias público-privadas entre a prefeitura da capital e várias empresas além da Samel, como a Moto Honda da Amazônia, que construiu o refeitório, e o Instituto Transire, que doou um tomógrafo no valor de R$ 3 milhões”.
Como publicado pelo site O PODER, Nicolau possui uma dos menores patrimônios declarados durante a campanha política. O candidato disse que possui apenas dois carros que juntos somam a quantia de R$ 67 mil. A explicação, dada à época, é que seus bens são administrados pela Samel. Para ler a matéria completa, basta clicar aqui.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário