O presidente Bolsonaro falou sobre Eduardo Braga e Omar Aziz durante entrevista nesta quarta-feira (27), no programa ‘Alerta Nacional’ apresentado por Sikera Jr.
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), participou, ainda em Manaus na noite desta quarta-feira (27), de uma entrevista no programa ‘Alerta Nacional’, comandado pelo apresentador Sikera Jr. Na oportunidade, Bolsonaro chamou os senadores da República, Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), de “folgados do Amazonas”.
A fala surgiu após Sikera pedir de Bolsonaro uma avaliação sobre os trabalhos desenvolvidos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, comandada por Omar Aziz e que tinha como membro Eduardo Braga.
O presidente citou ações tomadas pelo Governo Federal no início da pandemia do novo coronavírs (Covid-19), justificou algumas delas e disparou: “A CPI chegou depois, bem depois. O G7, né, tem dois aqui do Amazonas, dois folgados aqui do Amazonas, estavam passeando, daí chegaram em Brasília para fazer política. Abrem a CPI, já com relatório pronto, e daí começa praticamente tortura muitas pessoas”, disse ele, completando que a médica Nise Yamaguchi e o empresário Luciano Hang haviam sido “torturados”.
O G7 é o grupo majoritário de integrantes da CPI da Pandemia formado por senadores de oposição que ganhou uma integrante da bancada feminina. Entre eles estão Aziz, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL), Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE), Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Rogério Carvalho (PT-SE). No decorrer da oitivas, o grupo chegou a ganhar a participação de Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Eduardo Braga.
“Veja que absurdo! Omar Aziz apresentou uma emenda, uma Medida Provisória, que o relator era o Randolfe Rodrigues, pedindo que qualquer prefeito ou governador pudesse comprar qualquer vacina sem certificação da Anvisa. Agora imagina a ‘festa’ que isso iria gerar? A ideia era blindar os amigos e acusar quem trabalhou”, pontou Bolsonaro.
Ainda nesta terça-feira (26), os membros da CPI da Pandemia aprovaram o relatório final criado pelo senador da República, Renan Calheiros, e que pede o indiciamento do presidente Bolsonaro e outras 79 pessoas.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário