Profissionais da rede municipal de ensino estiveram com os candidatos da chapa Ordem e Progresso, Capitão Alberto Neto (PL) e Professora Maria do Carmo (Novo)
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
“Estou apoiando o Capitão, porque ele não é arrogante como o David. O salário dos professores está muito abaixo da inflação, e o aumento que ele dá todo ano é insignificante”, afirmou Lígia Antônia, professora da rede municipal em tom de desabafo, na manhã deste sábado, 12/10, aos candidatos da chapa Ordem e Progresso, Capitão Alberto Neto (PL) e Professora Maria do Carmo (Novo).
Lígia Antônia participou, com outros professores da rede pública, da reunião onde relataram problemas na educação municipal e pediram mudanças aos candidatos. “A merenda escolar e o vale-alimentação são vergonhosos, são apenas R$ 300. Eu trabalhei na iniciativa privada e recebia R$ 1.500 de vale-alimentação. Os mais prejudicados são os alunos, que muitas vezes não têm nem material escolar. Os professores acabam tirando do próprio bolso para comprar lápis e cadernos”, denunciou a professora.
A chapa destacou que “o encontro simbolizou o forte desejo de transformação que prevalece em Manaus em todas as áreas da administração municipal, e reforça o descaso da atual gestão com os profissionais da educação que exercem uma função fundamental na formação das crianças e jovens da capital.”
Compromisso com a Educação
O candidato Capitão Alberto Neto acatou os pedidos e afirmou que, em sua gestão, os professores serão prioridade.
“David já mostrou que não tem respeito pelos professores e não vai mudar. Não adianta prometer, ele não vai cumprir. Nós, da chapa Ordem e Progresso, temos uma missão: cuidar e entregar ao nosso povo a melhor educação do Brasil. Os professores já estão fazendo um trabalho a duras penas. Eu vim da periferia, de uma família humilde, e foi a educação de qualidade que me fez chegar aonde estou. O caminho da oportunidade é a educação. E quem sabe fazer educação está aqui nesta reunião: são os professores”, declarou Alberto.
A candidata a vice-prefeita, professora Maria do Carmo Seffair, considerada um caso de sucesso na área, reconheceu o momento de desvalorização que os professores enfrentam sob a atual gestão, que os vê como despesas e não como investimentos.
“Eu trabalho há 22 anos com educação e sempre digo que, depois dos meus pais, os meus heróis são os professores. Afinal, ninguém chega a lugar algum sem ter passado por um professor. Não existem médicos, gerentes ou advogados sem antes terem sido alunos de um professor. Mas por que essa gestão não valoriza o professor? Eles acreditam que o verdadeiro investimento é fazer asfalto, calçadas e obras malfeitas”, afirmou Maria do Carmo.
Além dos 60 professores da rede pública, estiveram presentes na reunião representantes da classe, como a professora Therezinha Ruiz (União), que teve importantes mandatos representando os professores na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa; a vereadora reeleita professora Jacqueline (União); e a professora Renata (Mobiliza), vice de Wilker Barreto no primeiro turno, agora na chapa Ordem e Progresso.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário