Donald Trump declarou vitória como 47º presidente dos EUA, fazendo seu discurso triunfante em meio a projeções favoráveis de consultorias e veículos de imprensa nesta quarta-feira que apontam seu retorno ao governo americano
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O candidato republicano Donald Trump declarou vitória na eleição presidencial de 2024 nos Estados Unidos, depois que a Fox News projetou sua vitória sobre a candidata democrata Kamala Harris.
Donald Trump declarou vitória como 47º presidente dos EUA, fazendo seu discurso triunfante em meio a projeções favoráveis de consultorias e veículos de imprensa nesta quarta-feira que apontam seu retorno ao governo americano.
“Vamos ajudar o nosso país a se curar. Temos um país que precisa de ajuda. Vamos consertar nossas fronteiras”, disse Trump na madrugada desta quarta-feira (6) a apoiadores no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, acrescentando que “fizemos história” e conquistaram “a coisa mais incrível politicamente”.
Condenado por crimes e ainda sob julgamento pela atuação contra os resultados eleitorais de 2020, Trump teve desempenho acima do esperado no chamado “Blue Wall” (paredão azul), rompendo bastiões democratas ao conquistar Michigan, Wisconsin e Pensilvânia.
Ele acumulou vitórias nos redutos republicanos da Flórida e do Texas, enquanto Kamala venceu em Nova York, Califórnia e Washington. A Carolina do Norte e a Geórgia, estados-pêndulos, também foram conquistados por Trump.
Os republicanos conseguiram ainda duas novas cadeiras no Senado, garantindo maioria na Câmara Alta. A campanha de Harris informou que ainda aguarda as contagens voto a voto de Michigan, Pensilvânia e Wisconsin.
O mundo agora se prepara para um governo que prometeu ser ainda mais agressivo nos traços já afirmados de Trump e sua retórica anti-progressista, com impactos esperados em questões como a guerra na Ucrânia, conflitos no Oriente Médio e políticas sobre aquecimento global, que Trump considera uma falácia.
O MPF e o TCU investigam denúncia de contratação de funcionários fantasmas na Embratur, presidida por Marcelo Freixo. A denúncia alegou que pelo menos 30 pessoas foram contratadas sem cumprir funções, com salários de até R$38 mil. O ministro do Turismo, Celso Sabino, demitiu cinco pessoas enquanto o presidente da Embratur negou irregularidades, defendendo o trabalho efetivo da autarquia.
O governador Wilson Lima destacou a importância da união entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na regularização fundiária do Amazonas, durante a abertura do 94º Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais de Justiça (Encoge) e 6º Fórum Fundiário Nacional, no Teatro Amazonas. Lima enfatizou o avanço das políticas habitacionais e a entrega de mais de 5 mil títulos definitivos de terra. Durante o evento, ele recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Erpen.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) definiu a diplomação de prefeito, vice-prefeito, vereadores e suplentes de Borba para o dia 27 de novembro. A diplomação encerra o processo eleitoral e habilita os eleitos para a posse. O prefeito eleito em 2024 foi Toco Santana (Republicanos).
O juiz Roesberg de Souza Crozara anulou seis leis de 2015 que permitiram a doação irregular de imóveis públicos em Nova Olinda do Norte. A decisão, baseada em ação do Ministério Público do Amazonas, apontou desvio de finalidade e violação dos princípios legais. Os imóveis voltarão ao patrimônio municipal, mas o juiz rejeitou a condenação por improbidade administrativa, alegando falta de dolo. A denúncia foi feita pelo ex-vereador Luiz Bernardo Ferreira Pinto.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) alcançou um índice de 99,06% e garantiu, pelo segundo ano consecutivo, o nível “Diamante” no Radar Nacional da Transparência Pública. A avaliação foi realizada pela Atricon, que analisou a transparência de 7.370 instituições públicas. O TJAM se destacou em áreas como planejamento, despesas, obras e ouvidoria, ficando mais de 35 pontos acima da média nacional.
Deixe um comentário