Com a chegada de dezembro, têm-se o início da Campanha Dezembro Vermelho, com o objetivo de apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão sobre o vírus
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Em todo o mundo, 79,3 milhões de pessoas foram infectadas com o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) desde o início da epidemia do vírus, a partir dos anos 1980. Em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, 680 mil pessoas morreram de complicações decorrentes da aids no planeta.
Com a chegada do mês de dezembro, têm-se o início da Campanha Dezembro Vermelho, com o objetivo de apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão sobre o vírus, mecanismos de prevenção e tratamento, reduzindo o preconceito.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil. Estima-se que 112 mil pessoas estejam com o vírus e não saibam. O dado reforça a importância da realização de testes para diagnóstico, sempre que uma pessoa passar por situações de risco, como sexo sem proteção.
Em Manaus foram registrados 1.631 novos casos de HIV de janeiro a outubro de 2021 em adultos, com predominância na faixa etária de 20 a 39 anos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Com a mobilização do Dezembro Vermelho, a rede municipal intensificou a oferta de teste rápido, disponível em 134 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da entrega de preservativos masculinos e femininos. Atividades educativas também foram intensificadas para orientar a população sobre a importância da prevenção.
Abaixo os principais sintomas da aids:
O melhor a fazer é se proteger. Use sempre preservativo. Faça seus exames periodicamente e se receber o diagnóstico positivo, realize o tratamento adequado e viva com saúde. Confira todas as ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Manaus no combate ao HIV em: semsa.manaus.am.gov.br.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário