O candidato da coligação ‘Avante Manaus’ diz acreditar que os jovens devem ser preparados para o mercado de trabalho desde o Ensino Fundamental
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
O candidato à Prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante), garantiu que, se for eleito, vai reestruturar a rede municipal de ensino e implantar a chamada Educação 4.0. O modelo de ensino passa por uma nova abordagem educacional, com atenção especial ao reforço e complementação escolar em matemática, além de reunir um conjunto de estratégias destinadas que contempla as necessidades da chamada Quarta Revolução Industrial.
David incluiu no seu Plano de Governo a criação do projeto piloto de ‘Tech Geeks’ no Ensino Fundamental, com aulas de programação, robótica, empreendedorismo e inglês. O candidato adiantou ainda que a prefeitura vai criar bolsas voltadas à iniciação científica júnior, para alunos de alto rendimento, e premiação por desempenho escolar, bem como criar o Portal de Conhecimento e a Rede Municipal de Bibliotecas Digitais.
“O mundo está mudando rapidamente com a internet e com as novas tecnologias. A nossa educação não pode ficar indiferente diante dessa nova realidade. Então, precisamos preparar os nossos jovens, e esse processo começa pelo investimento nos processos de atualização e qualificação dos professores, que são os grandes mestres de todas as profissões”, explica David.
O candidato observa que a economia da capital do Amazonas gira em torno do Polo Industrial de Manaus, (PIM) e, por essa razão, o Executivo municipal pode contribuir de forma efetiva com a formação do profissional do futuro desde o ensino fundamental, uma vez que a indústria de Manaus já começa a entrar na nova revolução.
“Os especialistas têm dito que a indústria 4.0, ou a quarta revolução industrial, poderá ser uma grande oportunidade de recuperação da indústria nacional, da qual o PIM faz parte. Portanto, vamos encarar o desafio de reformular, de direcionar o ensino fundamental para as tecnologias digitais, com o objetivo de bem preparar os nossos jovens para o cada vez mais exigente mercado de trabalho”, explica o candidato da coligação Avante Manaus.
Qualificação
David revela, ainda, que, na sua gestão, a Prefeitura de Manaus vai implantar o projeto ‘Geração 4.0’, que consiste em um conjunto de iniciativas de formação da mão de obra do futuro, qualificação profissional e incentivo aos projetos industriais de quarta geração, inclusive das pequenas e médias indústrias.
Segundo ele, em parceria com a iniciativa privada e com o Sistema ‘S’, a Prefeitura de Manaus vai criar o programa de qualificação dos jovens profissionais em técnicas como programação, robótica colaborativa e análise de dados, bem como estabelecer parcerias, principalmente com indústrias e universidades.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário