AO VIVO
Executivo - 22 de dezembro de 2021
Foto:

Cigás recebe selo de adesão do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Para garantir a aceitabilidade ao programa, a Gerência de Governança, Riscos e Compliance da Cigás realizou avaliação baseada em cinco pilares: prevenção, detecção, investigação, monitoramento e correção

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) passou a integrar o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). Inovadora, a iniciativa tem por finalidade o incentivo à implantação de práticas que aprimorem a integridade em organizações de todo o País.

Para garantir a aceitabilidade ao programa, a Gerência de Governança, Riscos e Compliance da companhia realizou avaliação baseada em cinco pilares: prevenção, detecção, investigação, monitoramento e correção. O objetivo foi analisar o nível de suscetibilidade institucional à fraude e à corrupção.

Por meio dela, foram analisados o conjunto de práticas, normativos, documentos e atividades operacionais da Companhia em seus diferentes níveis. O diagnóstico positivo a partir da avaliação credenciou a Cigás a receber o selo de participante no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção.

Com a adesão do PNPC, a Companhia soma-se a outros órgãos da administração direta e indireta do Executivo Estadual. De acordo com o diretor-presidente da Cigás, René Levy Aguiar, a conquista do selo é uma demonstração para a sociedade da preocupação da Companhia com a implementação de boas práticas de gestão voltadas à prevenção à fraude e à corrupção.

Outras ações estão sendo desenvolvidas para fortalecimento das melhores práticas corporativas. Entre as quais está em andamento a implementação de novo modelo de gestão e governança que visa garantir a conformidade dos processos e aprimoramento de mecanismos de prevenção, detecção e remediação dos riscos, reforçando um ambiente de controle e possibilitando a implantação, em breve, do Programa de Compliance da Cigás.

Sobre o programa

O PNPC é uma proposta adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução das Redes de Controle nos Estados, patrocinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). Conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

14/01
16:42

RENOVAÇÃO CONTRATO MANAUSCULT

A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.

14/01
16:40

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).

14/01
16:39

PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.

10/01
20:00

POSSE TJAM

O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.

Ver mais >>

Programas