AO VIVO
Executivo - 23 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/ Internet

Braga Netto nega ‘golpe do golpe’ e trama mortal: ‘haja criatividade’

General ex-ministro de Bolsonaro ainda vê fantasia absurda em tese de ‘golpe dentro do golpe’

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O general Braga Netto refutou, neste sábado (23), ter tratado de golpe e muito menos do plano de assassinar o presidente Lula (PT), seu vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), relatados no inquérito da Polícia Federal que o indiciou por tentar um golpe de Estado para abolir a democracia no final de 2022. O  ex-ministro da Defesa e da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro (PL) ainda tratou como fantasia absurda a tese de que haveria um “golpe dentro do golpe”, para não permitir que o então presidente Bolsonaro seguisse governando após a tomada de poder.

“Nunca se tratou de golpe, e muito menos de plano de assassinar alguém. Agora parte da imprensa surge com essa tese fantasiosa e absurda de “golpe dentro do golpe”. Haja criatividade…”, escreveu Braga Netto, ao divulgar nota de sua defesa técnica, nas suas redes sociais.

A nota assinada por três advogados do general prioriza o repúdio veementemente de que Braga Netto trairia o presidente do qual foi ministro e vice da chapa derrotada por Lula em 2022. E destaca que o general sempre primou pela correção ética e moral na busca por soluções legais e constitucionais, citando os postos de comando ocupados por Braga Netto no Exército e no governo Bolsonaro.

Os advogados ainda lembram que Braga Netto foi um dos poucos, entre civis e militares, a manter lealdade a Bolsonaro, até o fim de seu governo. “E a mantém até os dias atuais, por crença nos mesmos valores e princípios inegociáveis”, enfatiza.

A defesa diz que a elucidação da verdade será alcançada pela observância dos ritos do devido processo legal, bem como a responsabilidade de cada um dos envolvidos nos referidos inquéritos, por suas ações e omissões.

“Por fim, é vital levantar a questão a quem interessa este tipo de ilação e suposição fora do contexto do inquérito legal, que ainda não foi disponibilizado oficialmente para as defesas dos interessados”, finaliza a nota assinada pelos advogados Luís Henrique César Prata, Francisco Eslei de Lima e pela advogada Gabriella Leonel S. Venâncio.

A decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) citou que a PF identificou uma minuta que previa instituir um “Gabinete Institucional de Gestão da Crise” e apontava os nomes dos generais Augusto Heleno e Braga Netto como comandantes deste órgão que seria criado por militares. Tal gabinete seria criado após um golpe de Estado com assassinatos do presidente Lula, Alckmin e do ministro Moraes, no final do ano de 2022.

Leia mais: ‘Lugar de estuprador é na cadeia’, afirma deputada Alessandra Campelo sobre prisão de Alex Braga

braga netto

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/12
20:03

WILSON LIMA VEREADORES

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.

19/12
20:02

POSSÍVEL NEPOTISMO

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.

19/12
20:02

AVALIAÇÃO POSITIVA LULA

Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.

19/12
20:01

SUSPENSÃO CONCURSO BARCELOS

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.

18/12
19:42

DIPLOMAÇÃO PREFEITA MAUÉS

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.

Ver mais >>

Programas