AO VIVO
Executivo - 28 de agosto de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Bi Garcia é denunciado por violência política de gênero contra Brena Dianná

A candidata à prefeitura de Parintins, Brena Dianná, juntamente com a Coligação União por Parintins (União Brasil, PP, PRD, DC, Agir, Mobiliza, PSB), apresentou nesta terça-feira (27/8), uma notícia-crime ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amazonas contra o atual prefeito do município, Frank Bi Garcia

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A candidata à prefeitura de Parintins, Brena Dianná, juntamente com a Coligação União por Parintins (União Brasil, PP, PRD, DC, Agir, Mobiliza, PSB), apresentou nesta terça-feira (27/8), uma notícia-crime ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amazonas contra o atual prefeito do município, Frank Bi Garcia. A acusação baseia-se em violência política de gênero, supostamente cometida durante um discurso do prefeito.

Segundo a denúncia, no dia 4 de agosto de 2024, durante a convenção partidária do candidato à prefeitura Mateus Assayag, Bi Garcia fez declarações consideradas injuriosas e de cunho pejorativo contra Brena Dianná. Em seu discurso, o prefeito associou a imagem da candidata à do ex-prefeito Alexandre da Carbrás, uma figura impopular em Parintins, referindo-se a ela como “Carbrás de saia” em frente a uma grande plateia no Planeta Boi.

“A Carbrás de Saia”, afirmou Bi Garcia, ao criticar a administração passada e associar Brena Dianná ao ex-gestor, buscando desqualificá-la e minar sua aceitação junto à população. A coligação da candidata alega que essa declaração visa humilhá-la e constrangê-la, caracterizando violência política de gênero, conforme estabelecido pela Lei n° 14.192/2021.

Essa legislação, que adicionou o artigo 326-B ao Código Eleitoral, prevê punição para atos de assédio, constrangimento, humilhação, perseguição ou ameaça contra candidatas a cargos eletivos, utilizando discriminação de gênero como ferramenta para dificultar suas campanhas.

A notícia-crime alega que a expressão utilizada por Bi Garcia tinha a intenção clara de prejudicar a candidatura de Brena Dianná, ao reduzi-la a uma mera versão feminina de um político malvisto. A fala teria como objetivo convencer os eleitores de que a candidata representaria um risco para o município, caso fosse eleita.

Brena Dianná, em entrevista ao site O Poder, se posicionou firmemente sobre o ocorrido, afirmando: “Em pleno século XXI, quando se luta pelo empoderamento feminino, pela igualdade de condições, pelo livre direito de expressão sem perseguição, sem amarras, não é possível aceitar comportamentos truculentos, agressivos, misóginos com único e claro objetivo de denegrir a imagem da mulher”.

Ela destacou ainda a importância de combater essas práticas, não apenas para sua campanha, mas também em defesa de todas as mulheres que se candidatam a cargos públicos. “Nós da coligação União por Parintins estamos lutando pelo nosso direito de fazer uma campanha limpa, transparente e propositiva e, também, pelo direito de todas as outras candidatas […] de não serem diminuídas, nem insultadas e de não terem sua competência questionada apenas por serem mulheres”, concluiu.

O Ministério Público tem até 10 dias para oferecer denúncia, conforme o art. 357 do Código Eleitoral. A comunidade de Parintins aguarda desdobramentos sobre o caso.

brena dianná #Bi Garcia

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

14/01
16:42

RENOVAÇÃO CONTRATO MANAUSCULT

A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.

14/01
16:40

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).

14/01
16:39

PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.

10/01
20:00

POSSE TJAM

O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.

Ver mais >>

Programas