AO VIVO

Senador critica ataques de aliados do presidente Lula à comissão de crise Yanomami

”É inadmissível que alguns tentem tumultuar os trabalhos para ganhar palanque com uma causa tão séria”, afirma senador.

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

LEGISLATIVO |

Nessa terça-feira (28), o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), criticou durante sessão plenária no Senado o posicionamento de colegas parlamentares aliados à base do presidente sobre a Comissão que acompanha a situação dos Yanomami e garimpeiros.

“A Comissão que acompanha a situação dos Yanomami e garimpeiros precisa ser imparcial para que o trabalho realizado seja de fato isonômico, encontrando assim uma solução permanente para todos que lá estão. E como membro, vou lutar para que isso seja respeitado” publicou o senador em sua rede social.

As criticas de Mecias aconteceram após o senado aprovar o requerimento da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) para expandir de cinco para oito membros o colegiado da comissão externa de observação da crise humanitária na terra indígena Yanomami. O pedido partiu dela e do senador Humberto Costa (PT-PE), os parlamentares veêm que a posição da atual formação fortalece demais a bancada de Roraima.

Em sua fala o senador diz apoiar o aumento de membros na comissão, mas critica a ação ser usada para palanque politico, e atrapalhar os trabalhou “sou favorável que tenhamos membros de diversas regiões, representando assim o país, mas é inadmissível que alguns tentem tumultuar os trabalhos para ganhar palanque com uma causa tão séria e que precisa urgentemente de uma solução”.

Mecias é membro da comissão que é presidida pelo senador também de Roraima Chico Rodrigues (PSB-RR), e tem como relator Hiran Gonçalves (PP-RR), também participam Eliziane Gama (PSD-MA) e Humberto Costa (PT-PE). Damares Alves (Republicanos-DF) e Fabiano Contarato (PT-ES) declararam no Plenário ter interesse em compor a comissão.

Confira a fala do senador:

Sobre o pedido:

O trio de senadores de Roraima tem defendido em declarações públicas que os garimpeiros retirados da terra yanomami sejam inscritos em programas de assistência social do governo federal.

Esse argumento não agradou os membros da comissão que representam a base aliada do Presidente Lula. Nesta semana eles se reuniram com o presidente do senado para solicitar a inclusão de mais senadores.

Com informações de Assessoria*
Foto: Divulgação

#Lula Senador Críticas

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/12
20:03

WILSON LIMA VEREADORES

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.

19/12
20:02

POSSÍVEL NEPOTISMO

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.

19/12
20:02

AVALIAÇÃO POSITIVA LULA

Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.

19/12
20:01

SUSPENSÃO CONCURSO BARCELOS

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.

18/12
19:42

DIPLOMAÇÃO PREFEITA MAUÉS

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.

Ver mais >>

Programas