Categoria convocou ato em defesa do piso salarial; mobilização acontece em todo o País
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
MANAUS | AM
Entidades representativas da enfermagem realizaram, nesta terça-feira (14), uma carreata pelas ruas de Manaus com destino à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em defesa do piso salarial da categoria.
Na capital amazonense, o ato combinado em todo o País, teve coordenação do Conselho Regionao de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), em conjunto com o Fórum de Entidades de Enfermagem do Amazonas (FEEAM).
Para a conselheira efetiva do Coren-AM, Suellen Couto, os manifestantes esperam que os parlamentares possam auxiliar a catergoria a ter o piso salarial devidamente pago.
“Nós esperamos que eles [os deputados] levem a ecoação da nossa vós, até por que eles são nossos representantes estaduais, e nós enxergamos que eles são um meio para que o nosso pleito chegue a esfera federal. O assunto vem sendo discutido amplamente nos últimos meses, desde quando foi suspenso pelo ministro Barroso, do STF, e hoje nós vimos como uma possibilidade a sanção de uma medida provisória, que seria um meio de que esse piso fosse efetivado.” disse a representante do Coren-AM.
Na Aleam, os manifestantes foram recebidos e ocuparam a galeria do Plenário Ruy Araújo. O presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), concedeu aos representantes da categoria tempo na tribuna do parlamento.
Os profissionais reunidos na sede do parlamento Estadual relataram que a luta pelo piso salarial da categoria, que é um sonho para muitos servidores, já dura quase 10 anos, e que agora, a falta do pagamento do mesmo, seria uma “questão politica”.
“Essa luta vem desde 2013, ano passado foi intensificada devido ao ano eleitoral, e nós queremos agora a ajuda dos parlamentares, porque virou uma questão politica, pois esse piso já foi aprovado, mas o Judiciário diz que não tem recurso para que ele seja pago, e suspendeu a decisão do piso salarial. O que nós estamos fazendo aqui é pedindo apoio dos parlamentares. Nós precisamos ver uma forma para que isso chegue ao contracheque dos servidores. É um sonho de muito tempo, e eles merecem”, disse a representante do Sindicato dos Trabalhadores Públicos na Área da Saúde do Estado do Amazonas – SindSaúde, Cleidinir do Socorro.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário