No encontro, os líderes da Rússia e China discutiram a cooperação entre os dois países, que tem cada vez mais estreitado laços de aliança.
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
MUNDO |
Em meio às tensões sobre a visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Bide, à Ucrânia, o presidente da Rússia Vladimir Putin se encontrou nessa quarta-feira (22), em Moscou, com o principal diplomata chinês, Wang Yi. A visita de um oficial da China ao País é a primeira desde o início da guerra entre os russos e ucranianos, que completa um ano de duração nesta semana (em 24 de fevereiro).
No encontro, os líderes da Rússia e China discutiram a cooperação entre os dois países, que tem cada vez mais estreitado laços de aliança. “As relações russo-chinesas estão se desenvolvendo conforme planejamos, estamos alcançando novos níveis de cooperação”, afirmou Putin em um dos cortes na televisão. “A cooperação entre a Rússia e a China é muito importante para a estabilização da situação internacional”, acrescentou.
Wang Yi, que foi promovido a principal conselheiro de política externa do líder chinês Xi Jinping no mês passado, defende uma política externa independente e autônoma. Segundo ele, sob a liderança estratégica dos presidentes da China e Rússia, o relacionamento entre os dois países “continua a operar em alto nível”.
“[A China] insistirá em promover uma estratégia aberta de benefício mútuo e situação ganha-ganha”, disse Wang. “[O País] está disposto a manter o bom desenvolvimento de nosso novo tipo de relações de grande potência com a Rússia”, acrescentou.
Os Estados Unidos e a China são as duas maiores superpotências econômicas do mundo na atualidade. A relação entre os países, contudo, tem despencado recentemente, principalmente, por conta do suposto balão chines que sobrevoou o espaço aéreo americano. Os EUA apoiam os ucranianos e tem enviado ajuda para o País se defender dos ataques russos.
Já o governo chinês tem relação mais próxima com a Rússia, mesmo assim, tem reivindicado imparcialidade sobre a guerra. Apesar disso, a China se recusou a condenar Moscou, seguindo ainda o Kremlin ao culpar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) por provocar o conflito.
Além disso, a relação dos russos e chineses tem sido cada vez mais fortificada e próxima desde que Putin e Xi Jinping declararam uma parceria “sem limites” em fevereiro do ano passado, num contexto que se criou de rivalidade entre Washington e Pequin, em conjunto com uma ameaça de uma invasão russa à Ucrânia.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário