AO VIVO

Amazonino Mendes lutou para sobreviver com coragem e juventude

Ex-governador do Amazonas faleceu na manhã deste domingo (12) aos 83 anos, em São Paulo

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

Um dos mais longevos políticos do Amazonas, Amazonino Mendes (Cidadania) viveu como muitos homens públicos gostariam de viver. O político, que faleceu neste domingo (12), aos 83 anos, por conta de uma pneumonia, vinha apresentando quadro de saúde debilitado nos últimos anos e, mesmo assim, mostrava a coragem e a força de um menino na luta para sobreviver.

Amazonino estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde final de dezembro de 2022, por conta de complicações de uma pneumonia, que surgiu de uma inflamação do intestino grosso. O ex-governador precisou ser sedado neste sábado (11), permaneceu com quadro estável, mas não resistiu às complicações da doença.

Eleito por quatro vezes governador do Estado, três vezes prefeito de Manaus e uma vez senador da República, o político combatia os anos de vida pública que, iminentemente, chegaram com a velhice de um homem de 83 anos. Nas eleições de 2022, quando concorreu, mais uma vez, ao cargo de governador do Amazonas, Mendes buscou falar a língua dos jovens e se adequou às influências da internet. As costas sobrecarregadas de anos de experiências, no entanto, soaram mais alto e eclodiram quando o político aparecia em público.

Ainda em pré-campanha, em julho do ano passado, imagens do então pré-candidato ao governo mostravam Amazonino Mendes visivelmente com dificuldade de locomoção. Na época com 82 anos, o político apareceu em vídeos sendo submetido a esforço físico, durante a posse da nova presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no Centro de Manaus.

Os momentos mais críticos foram quando o ex-governador se levantava e sentava na cadeira. Nas ocasiões, segundo mostraram vídeos da época, sempre havia uma pessoa para ampará-lo.

Em viagens ao interior do Estado, também era possível perceber o ex-governador se locomovendo com dificuldade e com exaustão. Em julho de 2022, Mendes fez viagem de jatinho à Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) para fazer pré-campanha.

Na época, em imagens publicadas pelo Portal local da cidade, o LCJ, era possível notar o então pré-candidato fazendo uma declaração ao repórter do portal sobre retornar ao município de Itacoatiara. Ao responder o jornalista, o ex-governador mostrou esboçando reação ligeiramente confusa.

Nos bastidores, o que circulava na época era que Amazonino estava sendo sujeitado por aliados políticos a se candidatar nas eleições ao Governo do Amazonas em meio a tratamentos de saúde que não eram esclarecidos à imprensa.

Em meio aos ocorridos, o ex-governador do Amazonas sempre buscava transparecer lucidez e discursava que era preciso lembrar da história dele e que “nem sempre a pessoa idosa é velha nas ideias”.

Foto: Reprodução

#Amazonino morte legado

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/12
20:03

WILSON LIMA VEREADORES

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.

19/12
20:02

POSSÍVEL NEPOTISMO

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.

19/12
20:02

AVALIAÇÃO POSITIVA LULA

Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.

19/12
20:01

SUSPENSÃO CONCURSO BARCELOS

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.

18/12
19:42

DIPLOMAÇÃO PREFEITA MAUÉS

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.

Ver mais >>

Programas