AO VIVO
Economia - 03 de março de 2022
Foto:

Amazonas registra melhor mês de fevereiro em aberturas de empresas desde 2016

Os dados da Jucea não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), que são constituídos de forma virtual, por meio do portal do Empreendedor, do Governo Federal

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) registrou, no mês de fevereiro deste ano, o total de 617 novas empresas no estado. Segundo dados do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia — vinculado ao Ministério da Economia –, foi o melhor desempenho para o mês, no comparativo dos últimos seis anos. O número é ainda 8,06% superior ao registrado em janeiro deste ano, que obteve 571 constituições arquivadas.

Anteriormente, o melhor mês de fevereiro registrado na Jucea era o do ano de 2021, com 567 CNPJs novos. Em seguida vinha o ano de 2019, com 486 novos empreendimentos. Já o ano com menos registros no mês é 2018, com apenas 369 constituições.

Os dados da Jucea não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), que são constituídos de forma virtual, por meio do portal do Empreendedor, do Governo Federal.

Para a presidente da Junta Comercial do Amazonas, Maria de Jesus Lins, a Jucea vem se empenhando para dar o melhor suporte aos seus usuários, simplificando e desburocratizando ao máximo os serviços oferecidos.

“Esse número reflete uma soma de fatores, e ficamos felizes em a Jucea fazer parte desse crescimento, concedendo, de forma significativa ao nosso empreendedor, facilidade total nos trâmites de abertura de novos negócios. Seguimos trabalhando para oferecer ainda mais melhorias aos cidadãos amazonenses, com investimentos em novas tecnologias e a descentralização dos nossos serviços”, ressaltou a presidente.

Tempo médio

A Jucea registrou, no mês de fevereiro, redução no tempo médio para abertura de uma nova empresa no estado. Segundo dados do SRM da autarquia, atualmente o empreendedor leva 2 horas e 59 minutos para abrir um novo negócio.

Entre os tipos empresariais mais registrados no Amazonas em fevereiro, em primeiro lugar ficou a natureza jurídica de Sociedade Empresarial Limitada (quando o negócio tem dois ou mais sócios), com 372 constituições. Em seguida a Empresário Individual, com 236 empreendimentos.

Segmentação

Nos dados consolidados pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a atividade de serviços segue liderando, com um total de 316 empresas, seguida das modalidades de comércio, com 255, e de indústria, com 26. Conforme dados do SRM, a Jucea recolheu no mês de março o valor de R$ 1.029.218,22 em taxas.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/12
20:03

WILSON LIMA VEREADORES

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.

19/12
20:02

POSSÍVEL NEPOTISMO

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.

19/12
20:02

AVALIAÇÃO POSITIVA LULA

Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.

19/12
20:01

SUSPENSÃO CONCURSO BARCELOS

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.

18/12
19:42

DIPLOMAÇÃO PREFEITA MAUÉS

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.

Ver mais >>

Programas