Diferentemente do que apontavam os institutos no primeiro turno, nesta nova etapa da corrida eleitoral David Almeida aparece com larga vantagem sobre Amazonino Mendes
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
Nesta sexta-feira (20), o Instituto Eficaz divulgou nova pesquisa eleitoral que aponta a vitória de David Almeida, no segundo turno, com 54,6%. Desde a votação do primeiro turno, ocorrida no domingo (15), esta é a terceira pesquisa que mostra uma vitória de David sobre seu concorrente Amazonino Mendes.
Diferentemente do que apontavam as pesquisas do primeiro turno, onde David sempre aparecia abaixo de Amazonino, muitas vezes com 10% de diferença, neste segundo turno David é quem aparece com larga vantagem sobre o Negão.
Na segunda-feira (16), a empresa Perspectiva apresentou sua primeira pesquisa ‘de olho’ no segundo turno. De acordo com o levantamento feito ainda no domingo (15), David Almeida vencia Amazonino Mendes com 53% dos votos.
Com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Amazonino registrou 47% das intenções votos. A pesquisa, registrada sob o n. AM-04678/2020, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ouviu 1.100 pessoas e tem confiabilidade de 95%.
Nesta quinta-feira (19), a Perspectiva, de Durango Duarte, voltou a publicar nova pesquisa em que aponta que o candidato David Almeida subiu de 53% para 57%, enquanto Amazonino Mendes recuou de 47% para 43%, perdendo 4%.
A vantagem de David sobre Amazonino que era de 6%, subiu para 14%. Após o primeiro turno, a transferência de votos para Amazonino foi de 19,09%, enquanto para David foi se 32,65%, conforme a Perspectiva.
Já nesta sexta-feira, a pesquisa levantada pela Eficaz aponta uma vantagem de 9% de Davi sobre Amazonino, que aparece com 45,4%. O instituto ouviu 1.002 eleitores das cinco zonas geográficas de Manaus, entre os dias 17 e 19 de novembro. Com 95% de intervalo de confiança o estudo está registrado na Justiça Eleitoral sob número AM-07905/2020, coordenado pelo estatístico Erico Jander da Silva Lopes.
Na pesquisa da Eficaz, 48,1% era eleitor do sexo masculino e 51,9% do sexo feminino. Entre o eleitorado feminino, David marcou 48,7% das intenções de voto, contra 34,6% que optaram por Amazonino.
Já no público masculino David marcou 43,4% contra 41,4% de Amazonino. Na faixa etária de 16 a 17 anos, David marcou a maior diferença percentual contra o adversário, de 66,7% contra 33,3%. Essa intensidade é seguida pela faixa etária de 18 a 24 anos, numa diferença de 50% a 29,3%.
Nesse levantamento, David vence Amazonino entre o eleitorado católico, com 43,5% contra 42,5% e com uma vantagem maior no público evangélico, com 50,9% contra 32%. Entre os afro-brasileiros, David registrou a preferência do voto de 60% desse público contra 20% de Amazonino. Entre o público sem religião, David registrou 44,3% das intenções de voto, contra 35,9% do adversário.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário