O relator da Mensagem Governamental foi o presidente da Comissão de Assuntos Econômico (CAE), deputado Ricardo Nicolau
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Thiago Monteiro
Os deputados estaduais Dermilson Chagas e Wilker Barreto, ambos do Podemos e de oposição ao Governo do Amazonas, bem que tentaram, mas não conseguira fazer ‘confusão de ideias’, nesta quarta-feira (5), durante a votação da Mensagem Governamental que autoriza o governador Wilson Lima (PSC) a incluir programa e criar ação no Plano Plurianual (PPA) 2020/2023, bem como abrir crédito adicional especial no orçamento fiscal vigente da administração direta.
Na discussão, Dermilson Chagas questionou um dos relatores da mensagem, o deputado Serafim Corrêa (PSB), que esclareceu que o Governo do Estado propôs um Projeto de Lei (PL) para incluir um programa e criar ação no Plano Plurianual, que não estava previsto anteriormente.
“Isso foi uma falha e a maneira de corrigir é submeter a essa Casa a proposta de correção. Ele (governador) pode fazer isso e meu parecer pelo aspecto jurídico, é de que ele pode fazer essa proposta, sim. Não há nenhum impedimento na legislação”, afirmou Corrêa.
Após a primeira explicação, Wilker e Dermilson ainda tentaram distorcer ideias durante a votação, mas foram chamados atenção pelo presidente da Comissão de Assuntos Econômico (CAE) e também relator da Mensagem Governamental, deputado Ricardo Nicolau (PSD).
“Estava ouvindo aqui os questionamentos, mas esses questionamentos não tem nada a ver com o projeto em questão. Se pede uma autorização do PPA. Uma abertura de crédito de R$ 1 milhão para fazer estruturação desse órgão que já foi criado. Essas outras questões levantadas devem ser analisadas pelo Ministério Público, Tribunal de Contas, mas estamos confundindo as coisas. Então, o que está sendo tratado é a abertura do PPA”, explicou Ricardo Nicolau.
Outro projeto
A Mensagem Governamental que dispõe sobre a criação do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Conselho do Fundeb foi aprovado pelos deputados estaduais, nesta quarta-feira.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário