Novos membros da Corregedoria e Conselho Superior tomam posse

PARÁ | O plenário Octávio Proença, localizado no edifício-sede do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em Belém, ficou movimentado na manhã desta segunda-feira (7) na primeira sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) em 2019. Em cerimônia realizada de formas amistosa e breve, que durou menos de uma hora, foram empossados os […]

07/01/2019 18:23

Comunicar Erro

PARÁ | O plenário Octávio Proença, localizado no edifício-sede do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em Belém, ficou movimentado na manhã desta segunda-feira (7) na primeira sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) em 2019. Em cerimônia realizada de formas amistosa e breve, que durou menos de uma hora, foram empossados os novos membros da Corregedoria-Geral e do Conselho Superior da instituição, além da nova secretária do CPJ.

Veja aqui a galeria de fotos da sessão.

Os procuradores de justiça Manoel Santino e Mario Falangola tomaram posse nos cargos de 1º subcorregedor-geral e 2º subcorregedor-geral, respectivamente. Eles já exercem atualmente as funções, tendo sido reconduzidos por votação dos integrantes do CPJ. Os mandatos de ambos são válidos para o biênio 2019-2021. O procurador Jorge Rocha, atual corregedor e que foi reconduzido ao cargo por unanimidade, não tomou posse nesta segunda-feira por estar de férias – ele será empossado quando retomar as atividades no MPPA, em sessão solene a ser agendada pelo CPJ.

Editada_Santino e Mario Falangola.jpg

Mario Falangola e Manoel Santino fazem o juramento: reconduzidos à Corregedoria-Geral

Como integrantes da Corregedoria, Manoel Santino e Mario Falangola darão apoio às tarefas de orientação e fiscalização das atividades funcionais e a conduta dos membros do Ministério Público, bem como da avaliação dos resultados das atividades dos demais órgãos da administração. Eles são os substitutos automáticos do corregedor quando este estiver afastado do cargo por impedimentos, ausências, férias ou licenças.

“Os membros da Corregedoria desempenham uma das funções que considero mais difíceis no Ministério Público, que é a função de sensores, de fiscais das atividades dos membros. É preciso firmeza e dedicação. E essas qualidades sobram aos membros que tomam posse hoje no cargo”, comentou Cândida Nascimento, procuradora-geral de justiça em exercício, que presidiu a sessão solene em substituição ao atual procurador-geral, Gilberto Martins, que está de férias.

Editada_Candida2.jpg

Cândida Nascimento, procuradora-geral em exercício, presidiu a sessão solene

Já os procuradores de justiça Waldir Macieira, Maria da Conceição Mattos, Hamilton Salame e Maria Célia Filocreão tomaram posse como membros do Conselho Superior do MPPA, órgão que compõe a Administração Superior do MPPA e é responsável, dentre outras atribuições, por indicar ao procurador-geral de Justiça, por meio de lista tríplice, os candidatos à remoção ou promoção nos cargos da carreira da instituição. A exemplo do que ocorre na Corregedoria, o mandato dos novos conselheiros é válido para o biênio 2019-2021.

“Agradeço, em nome de todos os conselheiros, a confiança que o Colégio de Procuradores de Justiça depositou em nós para honrar esta função no Conselho Superior”, disse, em um discurso sucinto, o procurador de justiça Waldir Macieira. Aniversariante do dia, ele ganhou congratulações dos demais membros pelo natalício.

Também eleitos para integrar o Conselho Superior, os procuradores de justiça Leila Marques, Dulcelinda Lobato e Maria Térica Bastoso não puderam participar da sessão desta segunda-feira e tomarão posse no cargo em uma futura sessão do colegiado.

Nova secretária

Antes dos integrantes da Corregedoria-Geral e do Conselho Superior tomarem posse, a procuradora Cândida Nascimento empossou a procuradora de justiça Socorro Mendo no cargo de secretária do CPJ, em substituição a Ana Tereza Abucater, que exerceu a função nos últimos quatro anos e cujo mandato se encerrou no último mês de dezembro. Já o procurador Cláudio Melo tomou posse como 2º suplente no cargo de secretário.

Ana Abucater fez um breve discurso de agradecimento pelo apoio recebido enquanto chefiou a secretaria do CPJ e foi saudada pelos membros do CPJ pelos relevantes serviços prestados ao órgão nos últimos anos.

 

Editada_Claudio Melo e Socorro Mendo.jpg

Claudio Melo e Socorro Mendo foram empossados para compor a secretaria do CPJ

Editada_Abucater.jpg

Ana Abucater, agora ex-secretária do CPJ, fez breve discurso de agradecimento