Mais de 700 pessoas participaram de oficinas de parentalidade promovidas pelo Tribuna de Justiça do Amazonas em 2018

AMAZONAS | Ao longo de 2018, 718 pessoas participaram de oficinas de parentalidade promovidas pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Os encontros, realizadas no Fórum Ministro Henoch Reis, servem para informar e instruir casais com filhos em processo de divórcio. Promovidas pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Numepec) e pelo […]

08/01/2019 14:18

Comunicar Erro

AMAZONAS | Ao longo de 2018, 718 pessoas participaram de oficinas de parentalidade promovidas pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Os encontros, realizadas no Fórum Ministro Henoch Reis, servem para informar e instruir casais com filhos em processo de divórcio.

Promovidas pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Numepec) e pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc/Família), as oficinas são direcionadas a homens e mulheres que figuram como partes processuais em Varas de Família da Comarca de Manaus. As reuniões ocorrem de janeiro a dezembro e são abertas, também, a outras pessoas interessadas.

Em 2018, foram realizadas 19 oficinas. A média de presentes em cada reunião era de 37 pessoas por encontro.

Conforme seus organizadores, na oportunidade, os participantes recebem orientações sobre temas como “guardas dos filhos”; “prejuízos da alienação parental” – que ocorre quando um dos pais dificulta ou impede a comunicação do outro com o filho; “convivência familiar pós-divórcio”, dentre outros.

Os encontros alinham-se a uma ação macro, conduzida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e são ministradas por uma equipe multidisciplinar do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), com técnicos formados nas áreas de Direito, Serviço Social e Psicologia, capacitados para dirimir as dúvidas e prestar informações aos cidadãos.

Na oportunidade, as pessoas que figuram como partes processuais também recebem instruções sobre a tramitação de seus respectivos processos.

Programação para 2019:

O Nupemec e o Cejusc/Família divulgaram, nesta segunda-feira (7), o calendário de oficinas de parentalidade para o primeiro semestre de 2019.

Em janeiro, a oficina será realizada no dia 25; em fevereiro, nos dias 8 e 21; em março, no dia 8; em abril, nos dias 11 e 25; em maio, nos dias 9 e 23 e no dia junho, nos dias 7 e 27.

Os encontros ocorrem, sempre, no 5º andar do Fórum Ministro Henoch Reis, situado na Avenida Umberto Calderaro Filho, s/nº, bairro São Francisco, zona Centro-Sul de Manaus.