Depois de ter o aval do departamento de compliance, o senador Jean Paul Prates deve assumir o comando da Petrobras nesta quinta-feira (26).
A indicação do senador pelo PT do Rio Grande do Norte havia sido oficializado no dia 12 de janeiro. De lá pra cá, a equipe da área de Governança e Conformidade se debruçou sobre o currículo e as ligações políticas e empresariais do potencial futuro executivo, mas não encontraram nada que pudesse vetar o nome ao cargo.
A reunião do Conselho de Administração da Petrobras já havia sido marcada no início do mês e será realizada nesta quinta-feira às 9h da manhã. É provável que, ao ter o nome aprovado, Prates já tenha a posse no mesmo dia, no fim da tarde, ou logo no dia seguinte.
Integrantes do colegiado estão divididos sobre a possibilidade de a reunião despertar algum tipo de resistência ao nome do senador, mas, ainda que desperte, não devem ser um impeditivo para que o senador seja o eleito.
Inicialmente ele terá de ser eleito pra compor o Conselho, na vaga deixada por Caio Mário Paes de Andrade, que assumiu um cargo no governo de São Paulo. Depois, é convidado para participar da reunião, e tem seu nome votado para ocupar a presidência.
Questionado , Jean Paul Prates não quis comentar o assunto pois não está oficialmente ainda na gestão da empresa.